ESTUDO DE CASO COSMOTEC
Por: QUELEMPULLIG • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.439 Palavras (14 Páginas) • 266 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentados de forma objetiva alguns tópicos dos estudos da Gestão de Recursos Humanos na qual será conceituado especificadamente cada tópico. O empreendedorismo de acordo Com Namura (2003), é um neologismo derivado da livre tradução de entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividade, seu universo de atuação. O empreendedor e antes de tudo aquele que se dedica a geração de riquezas em diferentes níveis de conhecimento, inovando e transformando conhecimento em produtos ou serviços em diferentes áreas. Diversos autores procuraram definir o termo empreendedorismo. Para Timmons (apud DOLABELA, 1994), o empreendedorismo e uma revolução silenciosa que será para os séculos XXI, mas do que a revolução industrial foi o século XX. Para Guilhon (2000), empreendedorismo não e modismo: É mudança de atitude. Como profissionais que atuamos nas organizações, precisamos estar preparados para atuarmos estrategicamente, assim como precisamos promover um ambiente favorável ao desenvolvimento dessa habilidade, com isso, permitir que as pessoas também possam atuar estrategicamente. Assim os gestores de pessoas devem incentivar o empreendedorismo na organização estratégica. Se você buscar o conceito de empreendedorismo em diversas fontes, vai chegar à conclusão que não existe uma definição única seguida por vários autores; porém, existem basicamente duas linhas de pensamento sobre o empreendedorismo; uma voltada para a utilização das novas oportunidades de negócios e outra focando o desenvolvimento das pessoas. E nessa segunda linha de pensamento que o modelo de gestão de pessoas atua, o chamado empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo e se apresenta como uma forma de estimular a inovação e a motivação para a criatividade nas organizações, contribuindo para seu desenvolvimento. Assim, empreendedorismo nas organizações ocorre quando uma pessoa utiliza suas potencialidades de forma global, buscando seu autoconhecimento e permanente desenvolvimento, aberta a novas ideias, opiniões, experiências e novos paradigmas.esta intimamente relacionado com a criatividade e a inovação.
A gestão de competência é o conjunto de conhecimento, habilidade e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho. (FLEURY; FLEURY, 2001, p. 16). Diferente da competência individual, a competência organizacional é o conjunto de suas competências básicas e essenciais. Alguns autores a nomeiam como core competences . Fleury e Fleury (2001) consideram que as competências organizacionais são um portfólio de recursos de recursos físicos (infraestrutura), financeiras, intangíveis (marca, imagens, etc.), organizacionais (sistemas administrativos, cultura organizacional) e recursos humanos. A gestão por competência é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-la em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento de profissionais permanente e minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais e eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer e o que a organização espera que eles façam.
Com relação as gestão do conhecimento como já estudados nos vivemos na era da informação. Segundo Bitencourt (2004), organização de aprendizagem são as organizações que tem alguma capacidade de criar, adquirir e transferir o conhecimento, modificando seu comportamento e refletindo sobre o conhecimento e descobertas. Esta mesma tecnologia que alimenta as organizações de informação e faz com que os profissionais precisem se qualificar constantemente ajuda na transmissão da informação e na criação do conhecimento. A informação e o que se estou passando para você e conhecimento é o que você faz com a informação, o que você compreendeu por meio de sua subjetividade. Assim, quando alguém copia e cola um dado texto, somente esta trabalhando com informação, e não gerando conhecimento. Diante da grande quantidade de informações recebidas diariamente das mais diversas áreas de atuação, as pessoas geram conhecimento, assim como detêm conhecimento essencial para a organização. Dessa forma, a gestão de conhecimento é uma maneira de gerenciar o conhecimento das pessoas e da organização. Assim, o conhecimento também pode ocorrer nos grupos, organizações e na sociedade. O Planejamento de carreira de uma empresa segundo Chiavenato (1993,p. 361) “ A Administração por objetivos surgiu como método de avaliação de controle sobre o desenvolvimento de áreas e organização em crescimento rápido. Inicilalmente constituiu-se em um critério financeiro de avaliação e de controle”, com o plano de carreira o profissional não busca apenas a parte financeira, mas sim sua realização profissional.
OBJETIVO GERAL:
Identificar como a gestão de competência, gestão do conhecimento, empreendedorismo e planejamento de carreira poder ser identificados e utilizados no estudo de case “Cosmotec”. Assim como os métodos da Cosmotec podem ser aproveitados por outras empresas.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Mostrar através, do estudo de caso como a dificuldade pode levar a oportunamente a um novo negócio.
- Como a o casal do estudo de caso, utilizou a gestão do conhecimento e a gestão por competência e planejamento de carreira para construir uma empresa de sucesso
Para que o trabalho desenvolvido a muito custo e muita luta pelos sócios e fundadores da Cosmotec não tivessem como final, o fracasso ou quebra da Empresa, que ora, vinha caminhando a passos largos e com muito sucesso, foi desenvolvido
...