Estudo de caso cosmotec
Por: Glaucia Almeida • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.524 Palavras (11 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RI HAPPY BRINQUEDOS
Brasília – DF
2012
RI HAPPY BRINQUEDOS
Trabalho de produção textual interdisciplinar do caso de sucesso da empresa Ri Happy.
Orientador: Professores do 4º semestre.
Brasília 2012
- SUMÁRIO
1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS................................05
- SESMT- GRAU DE RISCO EMPRESARIAL- NR4-CNAE …..........................08
- ALINHAMENTO DE EQUIPE PROFISSIONAL...............................................09
- GESTÃO DE CONHECIMENTO.....................................................................10
- CONCLUSÃO..................................................................................................12
- REFERÊNCIAS...............................................................................................13
INTRODUÇÃO
Relato neste trabalho situações da empresa Ri Happy, onde é visto a forma de treinamento dos colaboradores, o treinamento atual que é o treinamento em EAD, suas vantagens e desvantagens e como a empresa se sustenta rentavelmente e visivelmente no ambiente empresarial de hoje em dia.
- 1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
- 1.1 Treinamentos à distância e outras formas de treinamento:
Desde sempre aprendemos algo com alguém ou alguma coisa nos é imposta para aprendermos o dia a dia; Tudo isso se trata de treinamento que nada mais é que o ensinamento, o aperfeiçoamento de técnicas para adquirir conhecimento de algo. A palavra treinamento é utilizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN,2003).
No treinamento é feito toda uma estrutura para ser executado um projeto bem feito e de total absorção das informações aos participantes do processo. Pessoas capacitadas são orientas da melhor maneira de se fazer um treinamento para um grupo de pessoas; Esse grupo por sinal é esperado que seja uma equipe bem preparada onde a empresa espera retorno positivo deste treinamento que vai desde aprimoramento de técnicas e aprendizagem de uma nova técnica de crescimento profissional.
De acordo com Chiavenato, 2006 o conteúdo de treinamento pode envolver quatro tipos de mudanças de comportamento, sendo estes:
- A transmissão de informações- Que é nada mais que a troca de conhecimentos básicos pelo lado da empresa e do funcionário;
- O desenvolvimento de habilidades – É trabalhado especificamente para as técnicas específicas do treinamento, exemplo: treinamento de operação de máquina de trabalho civil;
- O desenvolvimento ou modificação de atitudes – O treinamento é embasado na mudança de atitude do participante para que ao término do treinamento ele saia com outras conceituações e ações para ser executada no dia a dia;
- O desenvolvimento de conceitos- Neste processo o diferencial é a conceituação dos projetos, onde são trabalhados conceitos ricos em informações e nomenclaturas para tarefas que exijam o feito.
É necessário realizar um levantamento das necessidades de treinamentos. Existem métodos que devem ser aplicados para descobrir se há ou não estas necessidades. Marras (2002, p. 154) diz que estes são: 4:
a) Aplicação de questionário;
b) Entrevistas com funcionários e gerentes;
c) Aplicação de testes ou exames;
d) Folha de avaliação de desempenho;
e) Observação de trabalhos sendo realizados;
f) Solicitação direta do funcionário ou gerente.
Esses levantamentos são feitos para analisar quais os tipos de treinamentos devem ser aplicados a cada funcionário, pois estes possuem características únicas e que podem variar. Ainda, dentro desses levantamentos, pode-se também observar o grau de dificuldade ou facilidade que os funcionários desenvolvem suas tarefas. Isso pode gerar conflitos dentro do ambiente organizacional devido à motivação de cada funcionário com relação às suas tarefas.
A educação a distância aparece como uma maneira de treinamento visando suprir a necessidade de aperfeiçoamento qualificada do país. O que não impede de esbarrar em problemas falta de conhecimento específico para esta modalidade de educação. No entanto, a educação a distância cresce consideravelmente em nossa sociedade, acarretando uma busca constante por novas formas de aprendizagem e profissionais adequados a esta nova realidade. Assim, o ensino à distância vem ao encontro de respostas às necessidades de uma sociedade caracterizada pela competitividade, em que a questão do “tempo” é um fator crítico no desenvolvimento dos indivíduos e das instituições. MARTINS (1998) nos traz referências quanto ao nosso olhar frente ao novo tempo, chamado de tempo das redes, e espaço, em que a cibe cultura e a tele presença imperam, destinadas a unir pessoas que estão impossibilitadas geograficamente. COSTA (2002) coloca a educação à distância como forma de apresentar uma alternativa para a sociedade que exige a disponibilidade do conhecimento a qualquer momento, em qualquer lugar e, sobretudo, quando necessário e oportuno.
...