ESTUDO DE CASO – INSEGURANÇA PÚBLICA
Por: Welma E Alex Oliveira • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 533 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ESTUDO DE CASO – INSEGURANÇA PÚBLICA
1 – Use o enfoque sistêmico para explicar as principais variáveis que produzem a violência na sociedade brasileira.
Os problemas da sociedade não são causados por uma parte e sim pelo todo. Os governantes, as políticas públicas, a sociedade, falta de investimento na educação, saúde segurança, infraestrutura, policiais mal remunerados e preparados entre outras...
2 - Use o enfoque sistêmico para explicar a violência da polícia em relação à população.
Policiamento não valorizado, humilhação por parte dos superiores, jovens recém-saídos da academia sem experiência, incompetência dos oficiais e excessivas valorizações dos princípios militares, as raízes históricas com seus atos de opressão.
3 – Em sua opinião, quais são as desvantagens de haver duas corporações, na mesma base geográfica, responsáveis pela segurança pública? Há alguma vantagem?
Primeiro ponto que podemos salientar a rivalidade entre as duas corporações, a falta de colaboração entre elas, a falta da busca do bem comum que seria proteger a sociedade, nos tornando reféns delas.
4 – Há alguma vantagem na experiência de uma corporação militar cuidando da segurança pública? Quais são as desvantagens?
Sim, mesmo com suas falhas, eles conseguem manter minimamente a ordem. Um exemplo claro, quando ocorre greve dos policiais, é um caos na cidade. A desvantagem é que ela não tem trabalhado como manda a constituição, com mais efetivo nas ruas, com patrulhamentos regulares, educando a população e trabalhando de maneira mais preventiva e menos ostensiva.
5 – Você acha que seria possível haver, no Brasil, polícias municipais como há nos Estados Unidos, com chefes eleitos pela população? O que você pensa do argumento de que “o povo brasileiro não este preparado para isso”?
Não. Porque infelizmente o que podemos ver é que uma boa parte do povo brasileiro na sua essência é corrupta, sempre acostumada com o jeitinho e a lei é só para os outros.
6 – Em sua opinião, é viável um sistema de segurança único, para um país tão diversificado como o Brasil, ou seria melhor que cada Estado pudesse organizar seu próprio sistema? Nesse caso, como se faria a integração de tosos os sistemas?
Não, nós somos um único país, com uma constituição única e que todos devem adaptar-se a ela e não a constituição se adaptar a cada um.
...