ESTUDO DE CASO – PETROBRAS
Por: Airton Alcântara • 20/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 244 Visualizações
ESTUDO DE CASO – PETROBRAS
1. Observe e analise o planejamento estratégico da Petrobras. Identifique todas as etapas deste planejamento e tente imaginar as tendências e os cenários que serviram de base para sua elaboração.
A Petrobras, a maior empresa brasileira, foi criada em 1953 e atingiu significativos resultados positivos, como ter alcançado a liderança regional do setor, trabalhar em vários segmentos do ramo e estar presente em vários países. Apesar do crescimento, foi apenas no final da década de 1990 que a empresa começou a traçar sua gestão e planejamento estratégicos objetivos.
As etapas do planejamento estratégico de sucesso na Petrobras são os descritos a seguir:
Missão: A missão institucional da Petrobras foi definida como atuação de forma rentável nas atividades de óleo e gás, e nos negócios nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade. Na missão também foi ressaltado o respeito ao meio ambiente e aos interesses dos seus acionistas, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país.
Visão: A visão da Petrobras para 2010 era “ser uma empresa de energia com atuação internacional e líder na América Latina, com grande foco em serviços e liberdades de atuação de uma corporação internacional”.
Valores: Os valores da empresa estavam voltados ao seu público interessado: acionistas, clientes, empregados, sociedade, governo, parceiros, fornecedores e comunidades nas quais a empresa atuava. Além disso, outros valores eram: espírito empreendedor; busca pela liderança empresarial; resultados de excelência; excelência e liderança em questões de saúde, segurança e preservação do meio ambiente; e espírito competitivo e inovador.
Para alcançar seus objetivos, a empresa traçou algumas metas e procedimentos. Para a consolidação no mercado brasileiro: expansão das reservas e produção, liderar a atividade de offshore em águas profundas, manter liderança no mercado de derivados, privilegiar a capacitação logística. Para consolidar-se no setor de energia e expandir-se no mercado de energia elétrica: promover o desenvolvimento do mercado doméstico de gás natural, consolidar-se na distribuição, consolidar-se no mercado doméstico de energia elétrica e desenvolver soluções alternativas de energia. Para atingir a expansão internacional: concentração de esforços na exploração de petróleo na América Latina, Golfo do México e Oeste da África, com aquisição de reservas nestas áreas. Para o setor corporativo: metas objetivas traçadas para cada setor da empresa.
As tendências e cenários que guiaram a elaboração do planejamento estratégico foram traçadas com análise SWOT, onde pode observar-se que: seguir a cotação internacional de petróleo favorecia o desenvolvimento da empresa; o pequeno fluxo de caixa gerava custos adicionais com a frequente busca por dinheiro, o seu aumento permitiu investir e reduzir dívida de curto prazo; mudanças sensíveis nos aspectos de gestão organizacional e operacional, aumentando a confiança do investidor e o relacionamento com o mercado de capitais, que também era um ponto fraco da empresa; falta de visão comercial, que não aproveitava as situações de mercado.
Além destes pontos, uma mudança externa profunda no cenário nacional foi a Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, também conhecida como a nova lei do petróleo, que quebrou o monopólio e a concorrência da Petrobras no setor de exploração e refino de petróleo no Brasil. Sem o monopólio, a empresa transformou sua gestão para se adequar aos mercados de concorrência, saindo da cômoda situação de tranquilidade que o monopólio garantia.
2. Discorra sobre a possível estratégia genérica da Petrobras e as estratégias específicas que ela poderia adotar para alcançar seus objetivos.
A visão de uma empresa indica o que ela gostaria de se tornar e como gostaria de ser reconhecida pelos stakeholder, ou partes interessadas, com os quais se relaciona.
Visão da Petrobras: “A Petrobras será uma empresa de energia com atuação internacional e líder na América Latina, com grande foco em serviços e liberdade de atuação de uma corporação internacional.”
Objetivos da Petrobras e suas estratégias: Manter a liderança no mercado brasileiro de petróleo e derivados por intermédio de estratégias corporativas, como:
a) Expandir as reservas e produção;
b) Liderar a atividade de offshore em águas profundas e ultra profundas;
c) Manter a liderança no mercado brasileiro de derivados;
d) Privilegiar a atuação integrada e a capacitação logística;
e) Elevar os padrões de qualidade produtos e serviços;
f) Investir em tecnologia de processamento de óleo pesado.
Consolidar-se como empresa de energia, atuando como líder no mercado brasileiro de gás natural e expandindo-se seletivamente no mercado de energia elétrica, pretende:
a) Promover desenvolvimento do mercado doméstico de gás natural;
b) Desenvolver o mercado de gás natural de fornecimento contínuo;
c) Conquistar a liderança na distribuição de gás natural;
d) Consolidar, a seguir, a posição de mercado doméstico de energia elétrica;
e) Fortalecer a capacidade de comercialização de gás natural e energia;
f) Desenvolver as soluções alternativas de energia
Expandir-se seletivamente na área internacional, através:
a) Concentração de esforços de exploração e na produção prioritariamente na América Latina, no Golfo do México e no Oeste da África, pela aquisição de reservas com foco nessas áreas;
b) Pela atuação em refino, marketing e distribuição, de modo a integrar os mercados da América do Sul;
c) Pela garantia da capacidade de refino nos EUA e no Caribe;
d) Pelo posicionamento como um dos principais atores no mercado de gás natural no Cone Sul.
De acordo com sua visão da Petrobras percebe-se que sua estratégia genérica é uma estratégia de crescimento. Pode-se citar algumas estratégias específicas para o alcance de seus objetivos, dentre elas:
a) Aumentar a penetração no mercado, através do aumento do seu market-share (sua
...