ESUMO DE ESTUDO GESTAO DAS INFORMAÇÕES – B2 – 6 A 10
Por: Lucimara Godoi • 15/8/2017 • Abstract • 2.024 Palavras (9 Páginas) • 616 Visualizações
RESUMO DE ESTUDO GESTAO DAS INFORMAÇÕES – B2 – 6 A 10
REVISÃO
A. arquitetura, implementação e padrão de desempenho: em que são solicitados os principais processos relacionados ao item (procedimentos ou fluxogramas dos processos), os insumos necessários e os produtos resultantes dos processos;
B. ciclo de controle: em que são solicitados os métodos de medição e de análise do desempenho dos processos;
C. ciclo de aprendizado: em que são solicitados os métodos de avaliação dos padrões de desempenho (quantificação dos indicadores, processos e práticas de gestão) e os exemplos das inovações e das ações de melhoria.
[pic 1]
- GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
Gestão do capital intelectual - A gestão do capital intelectual ocupa-se da forma como a organização estimula, identifica, desenvolve e protege o conhecimento e o acervo tecnológico para desenvolver o capital intelectual. O capital Intelectual é o valor agregado aos produtos da organização por meio de informação e conhecimento. É composto: Pelas habilidades e conhecimentos das pessoas; Pela tecnologia; Pelos processos ou pelas características específicas de uma organização.
Processo de geração do capital intelectual – Os dados trabalhados se transformam em informação. A análise da informação produz o conhecimento. O conhecimento utilizado, de maneira organizada, como forma de incrementar o acervo de experiências e a cultura da organização, constitui-se em capital intelectual.
Fatores de sucesso – Zaccarelli (1996) considera a administração das invenções como um dos fatores para o sucesso de uma organização. O autor considera como fatores de sucesso:
- Política do negócio;
- Estratégia de posição;
- Estratégia competitiva;
- Administração das invenções;
- Funcionalidade interna.
Conceito restrito da inovação - O conceito restrito de inovação é um dos fatores de sucesso das empresas e consiste em coisa nova criada, descoberta ou concebida no campo da ciência ou da tecnologia para alcançar um dado fim.
Importância de gerir marcas e patentes – A importância de gerir corretamente as marcas e as patentes da empresa está ligada diretamente ao conhecimento ou ao valor que elas recebem ou possuem para a empresa. Uma marca pode valer mais que todo o ativo tangível da empresa.
Marcas – Podemos definir marca como sendo o sinal colocado no produto ou serviço para diferenciá-lo dos demais. Ou seja, é o símbolo que funciona como elemento identificador e representativo de uma empresa, de uma instituição, de um produto. Constituída na forma de: O nome da empresa; O símbolo visual; O logotipo; A logomarca.
Patente – A patente é um documento legal que exprime o vínculo de criação ou de aperfeiçoamento entre um autor (o inventor) e um objeto. As patentes estão divididas em três grupos:
7 MONITORAÇÃO AMBIENTAL
- Conceitue monitoração ambiental e os aspectos que o abrange.
A monitoração ambiental pode ser conceituada como o levantamento de informações provenientes do ambiente com o qual a organização interage: clientes, concorrentes, governos, sociedades, mudanças culturais, tecnológicas etc.
2. Qual é o objetivo do monitoramento da estratégia por posicionamento?
A estratégia de posicionamento tem por objetivo a busca de qualquer diferença na atuação na cadeia de valor que resulte em maior participação na distribuição do valor adicionado pela cadeia de valor.
3. O que deve ser monitorado no que se refere a alianças estratégicas?
Os fornecedores e concorrentes.
- O que deve ser monitorado no que se refere a interações verticais?
Empresas fornecedoras e empresas clientes.
5. O que deve ser monitorado na referente a interações horizontais?
Empresas concorrentes ou empresas do mesmo ramo.
6. Em relação à adaptação?
Tecnologias e técnicas de gestão do concorrente que permitem a organização se adaptar as condições e oscilações do mercado.
7. Em relação à cooperação?
Outras empresas sem se preocupar com retornos financeiros.
8. Em relação a imitação?
Inovações e vantagens competitivas dos concorrentes e tudo que pode ser copiado pela organização para melhorar seus processos e atividades.
9. Em relação à reação?
A movimentação estratégica dos concorrentes para se antecipar, minimizando ou anulando os efeitos negativos dos concorrentes.
10. Em relação ao controle da cadeia de suprimentos?
A rede de fornecedores dos concorrentes e os insumos e matérias-primas fornecidos pelos concorrentes.
11. Em relação à despistamento?
As reações dos concorrentes e as ações sigilosas dos concorrentes para tomar medidas contra.
12. Em relação à agressão?
As ações dos concorrentes visando prejudicar o oponente e beneficiar-se.
13. Qual o objetivo da monitoração da qualidade dos negócios?
Procedimento destinado a diagnosticar a qualidade de um negócio, com base em cinco forças determinantes que mensuram os componentes de sucesso e de insucesso de um negócio de uma empresa e dos seus concorrentes.
14. O que é monitoramento de barreira?
Barreiras são dificuldades que qualquer empresa encontra para o ingresso ou para a saída de uma determinada indústria. A existência de barreiras para a entrada dificulta o surgimento de novos competidores para dividir o mercado, e, portanto, torna o “negócio bom”.
15. O que é monitoramento quanto à rivalidade?
É mais difícil ter sucesso quando os concorrentes disputam palmo a palmo sua posição no mercado atual e futuro.
16. O que é monitoramento quanto a produtos substitutos?
O negócio ideal não possui produtos/serviços substitutos, que diminuem o tamanho e a natureza do mercado, dando outras opções aos clientes. Um bom produto/serviço substituto pode significar a extinção de todas as empresas que não se adaptarem no devido prazo.
17. O que é monitoramento quanto ao poder de negociação?
...