ETAPAS DO RECURSOS HUMANOS: CLÁSSICA MODERNO PÓS MODERNO
Por: 36617646835 • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Sumaré
Gustavo Romualdo Firmino
R.A 1615292
ETAPAS DO RECURSOS HUMANOS:
CLÁSSICA
MODERNO
PÓS MODERNO
SÃO PAULO
2016
ETAPAS DO RESCURSOSS HUMANOS:
CLASSÍCA
MODERNO
PÓS MODERNO
O trabalho para graduação apresenta
ao curso de tecnólogo em logística da faculdade Sumaré e tem como objetivo a aprovação na disciplina de recursos humanos.
Docente: Mônica Menkaitis
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
- Introdução ....................................................... 2
- Resumo........................................................... 3
3. Desenvolvimento...............................................4
3.1 RH Clássico ................................................... 5
3.2 Moderno..........................................................6
3.3 Pós – Moderno ...............................................7
4. Conclusão.........................................................8
Introdução
O presente trabalho procura analisar a sistemática do planejamento estratégico em Recursos Humanos nas organizações e suas etapas . E propor uma avaliação de seus mecanismos de atuação, de forma a que possa demonstrar às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade passar informações primordiais sobre o desenvolvimento sobre algumas das etapas do Recursos humanos ao longo do tempo nas empresas e também fazer um comparativo entre esses períodos. Revisar os processos básicos componentes do planejamento estratégico em recursos humanos e correlacionando-se com os objetivos estratégicos da organização.
A metodologia usada foi a bibliografia através de sites enriquecida com conteúdo absorvido em aula.
Recursos Humanos Clássico
Quando surgiu nas empresas um setor que se tratava da parte burocrática do profissional a principio não se denominava Recursos Humanos, e sim departamento pessoal, setores esses que existe algumas diferenças .
O DP (Departamento Pessoal) se concretizou dentro das empresas ainda lá na década de 30, com responsabilidades clara e objetivas como; admissão e demissão de funcionários sempre visando o lucro sem se preocupar com o bem estar do funcionário, e se o mesmo estava bem psicologicamente para desenvolver sua função é importante frisar que para o sucesso de qualquer empresa independente de qual seja o seu segmento ou o nicho de mercado que queira atingir, é primordial que o material humano tenha total valorização pois as pessoas são fundamentais para qualquer organização.
Segundo silva (2011) , a R.I (Revolução industrial) ocorreu do final século XVII até o início do século XX acarretando assim no crescimento rápido e desorganizado das empresas exigindo a criação de um setor administrativo o DP. Essa parte administrativa e formada por três teorias .
- Teoria Cientifica criada por Frederick Tylor onde os colaboradores apenas cumpriam ordens e só faziam o que lhes eram delegados
- Teoria clássica criada por Henry Fayol tem como objetivo de fazer com que as empresas cresçam criando cargos por exemplo .
- Teoria das relações humanas criada por Eltom Mayo parte que tem relação direta com o recursos humanos .
Em meados de 1990 algumas empresas perceberam que tratar os funcionários como números já não trazia tanto crescimento e lucros criando se assim o RH dando continuidade as ideias do psicólogo ,sociólogo e também formado em medicina Eltom Mayo.
Segundo Maximiano (2007 , p 128) todas as empresas como todas as organizações dependem de pessoas qualificadas motivadas e produtivas a partir dessa e de outras ideias e constatações passou a se denominar ao setor Recursos Humanos. Esse Rh clássico tem algumas particularidades negativas entre elas a falta de transparência perante aos outros setores fazendo com que esses setores tenham uma visão que o Rh seja um departamento a parte da empresa . O departamento pessoal se preocupa apenas com a parte burocrática da empresa e o Rh pasou a se preocupar também com o bem estar do colaborador e já não pensa somente no lucro.
Recursos humanos moderno
Nos dias atuais o Rh agrega novos conhecimentos e conceitos trazendo para o setor a gestão de pessoas, explorando o melhor de cada funcionário e também os motivando .Com a chegada da gestão de pessoas ao Rh passou a ser possível moldar os funcionários de acordo com as necessidades da empresa já não tendo mais necessidade da contratação de um determinado funcionário com qualificações especificas para a vaga .
O Rh atual passou a ter uma visão macro dentro da empresa coisa que não acontecia no Rh clássico tendo a responsabilidade de fazer uma interligação entre os demais setores além de fazer investimentos como treinamentos de funcionários sem nenhum tipo de discriminação permitindo que o colaborador almejar um maior crescimento profissional ,para que se obtenha um feedback positivo em relação ao funcionário e importante que haja o reconhecimento por parte do Rh como reajustes de salários , premiações ou um simples elogio.
Mesmo com uma evolução bem significativa dentro do Rh o setor ainda é responsável por atividades que foram delegadas ao rh a muito tempo atrás como a preocupação como a higiene e a comunicação entre os funcionários e os sindicatos além do recrutamento e seleção de pessoal. É analisado o perfil do candidato por meio de entrevistas, provas, dinâmicas e outros procedimentos para melhor desempenho das atividades desenvolvidas na empresa.
Porém o papel do RH não se restringe somente a essas funções. As organizações estão cada vez mais modernas e competitivas, o orgão assessora os demais setores prestando informações para um melhor desempenho.
É imprescindível que atuam no planejamento, na organização, na integração dos setores da empresa para que obtenham melhor proveito; exerçam um trabalho de agentes do crescimento, observando o desempenho e a evolução da organização; promovam mudanças, transformações, contribuíndo para o aumento da produtividade.
É preciso se preocupar também com a aprendizagem, trabalho em equipe, reengenharia, qualidade e etc. Tudo para que haja resultados positivos, agregando valor para clientes, colaboradores e investidores.
Enfim, os Recursos Humanos deve ser responsável pelo acompanhamento de todo o processo, desde a seleção de pessoal até o desenvolvimento das atividades, atentando para as possibilidades de melhoria e expansão da empresa.
...