Economia: O controle da Política Monetária brasileira
Por: vladimirpizzo • 15/2/2016 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
Através do estudo da disciplina Introdução à Economia, possibilitou um entendimento melhor do porque de tantas mudanças ocorrida no Brasil da sua colonização até os dias atuais, com o estudo das escolas que deram origem a economia brasileira, passado por diversos choques econômicos e uma paralisia na economia por cerca de quase uma década quando do governo militar nos anos 80.
O controle da Política Monetária brasileira é feito através das diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN) e das medidas do Banco Central do Brasil (BACEN). Quando o país pratica uma política monetária restritiva, diminui a quantidade de moeda em circulação ou a mantém estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços. Entretanto, na prática de uma política expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, visando aquecer a demanda e estimular o crescimento econômico, aumentando desta maneira o número de vendas.
Por meio de instrumentos financeiros, as autoridades econômicas controlam a situação de acordo com o momento que o país enfrenta, tendo como principal preocupação manter os níveis inflação em baixa, possibilitando a estabilidade da economia e o desenvolvimento do país. O incentivo e a restrição ao crédito, que possuem efeito direto sobre determinados setores da economia.
O Banco Central do Brasil atua na circulação monetária brasileira através de medidas como o incentivo ou a restrição ao crédito, a compra e venda de títulos públicos, os depósitos compulsórios e a manipulação das taxas do redesconto e de juros, sendo o banco dos bancos, ou seja, o bando do Governo.
O Governo atua no mercado visando o que possa ser melhor para o país no determinado momento, visando garantir o melhor para a maioria da população seja por meio de programas sociais ou subsídios em alguns setores da economia.
Com relação à composição do PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de tudo o que é produzido no país. O cálculo do PIB utiliza a metodologia do valor agregado, na qual apenas bens e serviços finais são considerados na contagem.
Composição do PIB tem como fórmula a seguinte:
PIB = CONSUMO + RENDA + INVESTIMENTO + GASTOS DO GOVERNO + SALDO DA BALANCA COMERCIAL (EXPORTAÇÕES-IMPORTAÇÕES)
É importante ressaltar que o Governo dispõe de políticas (mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum) para cada um dos elementos que compõem o PIB.
Consumo - é acompanhada pelo setor do Governo responsável por Política de Rendas, essa política trata de salários e tudo o que é relativo à renda.
Investimento - é a Política Monetária, através de seus instrumentos: Depósito Compulsório, Redesconto e Open Market.
Gastos do Governo - é de responsabilidade da Política Fiscal, aquela que se preocupa com a arrecadação, gastos, fiscalização.
Balança Comercial - quando se trata de importação e exportação, devemos nos remeter às trocas com o exterior, portanto ao câmbio. Logo, o tema relacionado à Balança Comercial é responsabilidade da Política de Câmbio.
...