Economia das Organizações Entendendo as Relações entre as Organizações e a Análise Econômica
Por: Paulo Henrique Luchesi • 23/6/2016 • Resenha • 276 Palavras (2 Páginas) • 2.191 Visualizações
Resenha sobre o texto: “Economia das Organizações: Entendendo as relações entre as organizações e a análise econômica” de Jay B. Barney e Willian Hesterly.
Hesterly e Barney mostram no texto a importância da analise da economia das organizações para o seguinte estudo organizacional. Destaca-se que economistas das organizações enfatizam a estrutura, e o funcionamento das organizações quando analisam sua situação econômica. Destaca-se também um crescente interesse entre cooperação, competição e organizações.
O papel das estratégias nas firmas também é um ponto citado, sendo que, na atualidade a estratégia representa um instrumento para que haja a adequação organizacional aos mercados competitivos e turbulentos, possibilitando a melhor aplicação de suas qualificações, recursos e competências. Mesmo com avanços na analise organizacional, notava-se a necessidade de convergência entre elas.
Os autores também destacam hipóteses, explicando o porque algumas organizações têm maior sucesso que outras. A economia dos custos de transação explica as condições onde as transações econômicas podem ser gerenciadas com mais eficiência usando formas hierárquicas de governança. Se tal firma é um pacote de transações inter-relacionadas gerenciadas hierarquicamente, a economia dos custos de transação é uma teoria da própria firma. Outra teoria destacada pelos autores é a da agência que estende a teoria da firma possibilitando o analisador examinar detalhadamente as possíveis ligações entre essas diferentes transações.
Depois da leitura do texto apresentado, se conclui que a partir do reconhecimento da flexibilidade das firmas de transformações no ambiente institucional, as abordagens mostram que algumas firmas superam outras e porque podem cooperar. Mostram o papel das estratégias para e na firma. Existem poucas duvidas que economistas e estudiosos, das organizações e da teoria organizacional, possuem responsabilidade para a integração limitada desenvolvida entres estes campos.
...