Elementos e cuidados a serem respeitados num processo de negociação
Artigo: Elementos e cuidados a serem respeitados num processo de negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cricaiana • 10/11/2014 • Artigo • 371 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
Curso de pós Graduação em Gestão Empresarial
Nome: Antonio Marcos Bossi
Polo: Tiradentes
Data: 16/09/2014
Disciplina: Negociação
ELEMENTOS E CUIDADOS A SEREM RESPEITADOS NUM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
INTRODUÇÃO
Neste artigo trata-se de situações que envolvem negociação, a democratização das relações sociais e de trabalho revela o estabelecimento de espaços de diálogo e negociação entre as partes envolvidas como um dos seus instrumentos para a busca de resolução de conflitos. Com a intensão de atingir os objetivos determinados pela cúpula gestora, para que os profissionais sejam vitoriosos, a necessidade de treinar esses profissionais com a meta de vencer.
Ter a consciência que nem sempre o mais forte vence a batalha, mas o que persevera, enquanto os outros desistem.
DESENVOLVIMENTO
Nos processos de negociação ressaltam dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades interpessoais. O primeiro está voltado a entender o processo como um todo. A partir do momento que se domina as etapas pode-se iniciar a negociação. Buscar a equiparação com as partes envolvidas. Indiscutivelmente, a habilidade técnica tem merecido mais atenção que a habilidade interpessoal. O desfecho positivo apontado na relação da negociação firma a parceria entre os envolvidos. A habilidade de negociar passa por exigências do mundo corporativo, o aumento do desafio se eleva a cada degrau alcançado. Respeitando uma hierarquia, o diretor da empresa deve negociar melhor que o gerente que por sua vez melhor que supervisor.
O poder de negociação tem haver com a persuasão. A habilidade de persuadir pessoas é premissa e poder ser a diferença na vida ou fechar um negócio. Em um mundo o qual organizações disputam espaço e recursos à negociação é a chave para atingir os resultados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O poder de negociar está dentro do ser humano. A capacidade de considerar as necessidades alheias pelos menos tão importantes quanto as nossas, bem como a disposição para mudanças, inovações entre outros. É também fundamental ao processo de negociação, na medida em que tende a fazer com que a outra parte se predisponha a dialogar conosco.
REFERÊNCIAS
GIBBS, Michael. Claves de la negociación. Disponível online em: <http://www.youtube.com/watch?v=HMcRUzPkixA>. Acesso em 10 julho de 2014.
MATOS, Francisco Gomes de. Negociação gerencial: aprendendo a negociar. Rio de Janeiro, RJ: J. Olympio, 1985
WANDERLEY, José Augusto. Negociação total: encontrando soluções, vencendo resistências, obtendo resultados. São Paulo, SP: Gente, 1998.
...