FUNDAÇÕES TEÓRICAS PARA CUIDADOS E RELAÇÕES ENTRE A DOENÇA E PROCESSO DE CUIDADOS
Seminário: FUNDAÇÕES TEÓRICAS PARA CUIDADOS E RELAÇÕES ENTRE A DOENÇA E PROCESSO DE CUIDADOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefanisensual • 23/3/2014 • Seminário • 575 Palavras (3 Páginas) • 405 Visualizações
FUNDAMENTOS TEÓRICOS ACERCA DO CUIDADO E A RELAÇÃO ENTRE ENFERMAGEM E O PROCESSO DE CUIDAR
Estudando-se o surgimento dos hospitais têm-se vários fatos a serem analisados. Historicamente, antes do período da emergência na medicina científica o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar ,devido à falta de dinheiro , onde procuravam instituições para receber os devidos cuidados .
O atendimento era prestado frequentemente por religiosas, as madres que buscavam sua salvação.
O que é promiscuidade
Entende-se por promiscuidade a convivência ou coabitação com várias pessoas num espaço restrito onde a proximidade é tal que impede a intimidade, ou a mistura e a confusão. O conceito, porém, está associado à prática de relações sexuais com diferentes parceiros ou grupos sexuais.
Trata-se, por conseguinte, de uma noção oposta à monogamia (manter relações com uma única e mesma pessoa). A promiscuidade pode ocorrer tanto entre os seres humanos como entre os animais.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a promiscuidade tem lugar quando um indivíduo tem mais de dois parceiros sexuais em menos de seis meses. Essa acepção, ainda assim, não é exata, uma vez que a ideia de promiscuidade pode variar com o tempo e consoante as culturas.
Nas grandes cidades ocidentais, por exemplo, por estes dias, é habitual os jovens terem relações sexuais ocasionais quando saem à noite para ir a uma discoteca ou simplesmente para se divertirem. No entanto, este tipo de comportamento não costuma ser condenado socialmente nem é acusado de promiscuidade.
Socialmente, a promiscuidade é vista como o contrário da monogamia, ao passo que, para a religião, é o oposto da castidade (a virtude que supõe a abstenção/abstinência dos prazeres carnais).
Com a chamada liberação sexual, a promiscuidade passou a ser mais tolerada e perdeu o seu lado escandaloso. A vida quotidiana de certas pessoas inclui a promiscuidade como algo habitual.
É importante ter em conta que, para além de qualquer condenação moralista perante este tipo de conduta, a promiscuidade requere a prática de sexo seguro para evitar doenças de transmissão sexual e gravidezes indesejadas.
O que é OMS
OMS é a sigla para Organização Mundial da Saúde, que é uma agência especializada em saúde, fundada no ano de 1948 e é subordinada à Organização das Nações Unidas. A sede da OMS é em Genebra, na Suíça.
A OMS foi criada com o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos, ou seja, melhorar o estado de completo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos.
O que é MS
O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo
...