Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Por: kamilook • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 175 Visualizações
Faculdade Anhanguera São José dos Campos[pic 1]
Centro de Educação a Distância – EAD
Administração
Desafio profissional 1° série
Disciplinas norteadoras: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.
Camila de Souza RA: 2855172494
Vania Soares Silva RA: 2848237463
Vivian Rebouças de Oliveira RA: 1964257781
Prof.: Carlos Quintas
SUMÁRIO
Introdução _______________________________________________________ 01
Análise SWOT ____________________________________________________ 05
Diagnóstico ______________________________________________________ 07
Conclusão _______________________________________________________ 08
Bibliografia_______________________________________________________ 09
1. INTRODUÇÃO
Este desafio profissional será o de elaborar soluções para os problemas do restaurante Smak, esta história se passa no município Vale da Felicidade que tem várias atrações turísticas, entre elas as casas com arquitetura típica, fauna e flora preservada, pequenas cachoeiras e ainda com quatro restaurantes entre eles o restaurante Smak da família Partala administrado pela Dona Irena Partala uma senhora viúva que se viu sozinha para administrar o negócio que seu esposo deixou, que está com problemas de administração. Tendo em vista que os restaurantes têm comidas típicas e cardápio diversificado como lanches prontos, churrasco e comida a quilo, Irena que ostenta o seu negócio com arquitetura típica polonesa, aos finais de semana se desdobra em fazer o serviço administrativo, limpeza do local, caixa e as tarefas da cozinha, ela conta com a ajuda do seu cozinheiro Ademir que tem grande experiência em culinária, mas o rapaz só pode fazer o que ela determina, pois faz questão em definir o cardápio, conta também com a ajuda do seu Lourival amigo da família que faz o trabalho de garçom. Nos dias em que o número de clientes é reduzido ela realiza os serviços financeiros como pagamento de contas, fornecedores e cotação, são tantas tarefas que sempre se esquece de fazer um pedido e pagar uma conta e com isso está perdendo cliente e o seu restaurante deixando de faturar.
Apesar do restaurante está bem localizado Dona Irena tem dificuldades em administrar o seu negócio e com a ferramenta SWOT podemos ajudá-la a resolver, atraindo os cliente em potencial que possibilitará a estabilidade do restaurante SMAK
01
O que leva empresas a terem insucesso?
Estudos indicam que três a cada dez empresas brasileiras, fecham um curto período de dois anos. Segundo o SEBRAE essas empresas tendem a culpar a falta de clientes, a alta da carga tributária, e muitas vezes acabam brigando entre si, em caso de sócios, o que ocasiona a falência.
Vimos que, é sim possível diminuir a probabilidade de falência, empresários que sobrevivem aos primeiros anos do negócio, demonstram grande capacidade empreendedora, e uma boa logística operacional.
Fatores que agravam e que levam a falência além da falta de visão; são:
Não enxergar a longo prazo: Fazer planejamento, saber administrar, ajudar a operação saudável;
Controle financeiro: Desconhecer dos conceitos financeiros, não fazer planejamento como orçamento empresarial do ano;
Não ter senso de realidade: Ser otimista é bom, porém é necessário manter os pés no chão, ter autodomínio e não criar fantasias.
Falta de planejamento: Antes de abrir um negócio, é necessário estudar todos os aspectos que o envolvem. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre sua atividade, maiores são as chances de sucesso.
Copiar modelos existentes: É um erro reproduzir integralmente um modelo de negócio já existente no mercado, sem fazer inovações. Para se obter sucesso, é necessário haver alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência.
Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor.
Descontrole do fluxo de caixa: A empresa deve adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Além disso, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.
Falta de divulgação da marca: Para um marketing mais eficiente, é necessário entender o mercado, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.
Não se adaptar às necessidades do mercado: Empresários que não gostam de mudanças e são fechados a novidades tendem a ficar para trás. É importante que o mesmo se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço
Ferramenta de plano de negócio:
Contratação de novos funcionários
Serão contratados:
- Assistente administrativo responsável pela parte administrativa, fluxo de caixa, recebimento e pagamento das contas, pedido de mercadoria e RH da empresa.
- Garçom extra para horários e dias de maior fluxo de cliente
- Auxiliar de cozinha para ajudar na preparação das matéria prima dos pratos e na organização da cozinha
- Auxiliar de Serviços Gerais para a limpeza do restaurante
- Operadora de Caixa para fazer o recebimento das comandas e valores referente a venda
Especialização e Capacitação dos colaboradores
Oferecer curso de capacitação para os colaboradores com parcerias as instituições de ensino, com isso o restaurante terá colaboradores com capacitação e motivados para atender melhor os clientes, prestando assim um excelente atendimento
...