Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Por: kleberpalladini • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 182 Visualizações
Desafio Profissional:
Proposta para o sucesso do Restaurante SMAK
Universidade Anhanguera:
Curso: Administração
Nome: Kleber de Oliveira Palladini
Ra: 2851332138
Desafio Profissional: Restaurante SMAK
Disciplinas de: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
São Jose dos Campos. SP 16/04/2015
Tutor: Profa. Ma. Grasiele Lourenço
1. INTRODUÇÃO
2. ANALISE SWOT DO RESTAURANTE SMAK
3. DIAGNOSTICO DO RESTAURANTE SMAK
4. CONCLUSÃO
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
1. Introdução
Irena Partala é proprietária de um restaurante típico, localizado no Vale da Felicidade cuja uma das única fonte de renda deste vale é o turismo ,porem Irena tem muitas dificuldade de administrar seu restaurante, Após o falecimento de seu marido,as coisas vem piorando dia a dia, devido a concorrência seus negócios estão indo muito mal.
Porem o restaurante SMAK é bem localizado, e com algumas ferramentas da administração vamos resolver esse problema, Com base na analise SWOT vamos identificar os problemas e propor soluções, avaliando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
2. ANALISE SWOT DO RESTAURANTE SMAK
Forças:
Excelente localização
Tradição em comidas típicas polonesas
Bom cozinheiro
Ponto próprio
Fraquezas:
Pouca Opção no cardápio
Cardápio em apenas uma língua
Falta de organização
Funcionários desmotivados
Poucos funcionários
Oportunidades:
Excelente localização
Muito movimento de pessoas ao redor
Ameaças:
Concorrência
Falta de experiência
Desmotivação de funcionários
3. DIAGNOSTICO DO RESTAURANTE SMAK
A proprietária não tem experiência em administrar um restaurante sozinho, pois antes era feito pelo marido que veio a falecer.
Seus funcionários não são capacitados para exercer suas funções, muita desmotivação por parte de todos, falta planejamento financeiro, falta investimento em marketing, o atendimento não é bom, o cardápio é muito restrito de informação, pois na região existem muitos turistas de outras línguas, que não entendem o cardápio.
Com a capacitação profissional através de cursos profissionalizantes, que hoje temos alguns, por exemplo, SEBRAE entre outros, ai sim conseguiríamos a criar uma equipe motivada a vencer, tendo idéias inovadoras que farão a diferença no crescimento do restaurante SMAK.
4. Conclusão:
O primeiro passo a se dar, é tomar a iniciativa e ser otimista, como já estamos com restaurante em funcionamento, em plena atuação mesmo que não indo bem, vamos ter criatividade para inovar e assim conseguir retomar os negocio, seria inteligente observarmos a concorrência e ver o que eles estão fazendo de diferente para atrair os clientes.
Segundo passa é nos organizar, dividir o serviço, contratar funcionários e dar treinamento a todo cada um em sua função exemplo: cozinha, caixa garçom, recepção, limpeza etc...
Terceiro passo é avaliar quanto dinheiro se tem em caixa, para poder investir, se necessário fazer um empréstimo no banco, assim pode reformar o estabelecimento em geral desde a cozinha pintura, trocas de mesas e cadeiras, melhorar a iluminação, investir em um cardápio diferenciado com fotos escrito em mais de um idioma.
Quarto passo seria e investir em Markting, como uma grande placa na frente do restaurante, fazer panfletos especificando os pratos típicos a serem servidos promoções, no verso contendo um mapa desenhado de fácil entendimento, fazer promoções de meio de semana quando o movimento é mais fraco, ter um espaço onde deve se montar uma estrutura para se vender alguns sovineis, algo típico da região como doces lembrança da cidade entre outros.
Quinto passo: e um dos mais importantes, seria a contratação de um gerente capacitado, para que possa gerenciar tudo, porem sempre sendo supervisionado pela proprietária, que automaticamente acabaria interagindo juntamente com o gerente, e ajudando em todas as tomadas de decisões.
É essencial que a proprietária esteja sempre acompanhando se seus clientes estão sendo bem atendidos, buscando interagir com os clientes,
Acompanhando o pessoal da cozinha inspecionando a limpeza do restaurante, lembrando que quem estiver trabalhando no caixa tem que ser alguém de extrema confiança.
Um dos grandes diferencial é chamar a atenção dos clientes com musica ao vivo aos finais de semana.
Todo empreendedor precisa estar ciente de que cedo ou tarde uma bomba pode atingir o seu negócio, podendo até levá-lo a falência. Aqui foi separados alguns motivos que podem levar a falência de empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Sempre que um empresário começa seu negócio, a expectativa é que ele irá dar certo. Entretanto, 3 a cada 10 empresas vão à falência após 2 anos. Isso se deve a inúmeras causas que podem levar uma empresa a quebrar.
...