Empreendedorismo nas Micro e Pequenas Empresas
Por: Ana Rovena Bello • 26/11/2015 • Artigo • 3.064 Palavras (13 Páginas) • 569 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE SÃO GERALDO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ANA ROVENA BELO
CAROLINE VELTEN DUARTE
LISANDRA CERUTI BRAVIM
EMPREENDEDORISMO
CARIACICA - ES
2015
ANA ROVENA BELO
CAROLINE VELTEN DUARTE
LISANDRA CERUTI BRAVIM
EMPREENDEDORISMO
[pic 2]
CARIACICA - ES
2015
RESUMO
Nesse artigo procuramos identificar o empreendedorismo nas micro e pequenas empresas, mostrando que os pequenos negócios contribuem para o desenvolvimento e para o giro da economia local. O foco do artigo é analisar as brechas que o mercado acaba deixando, e pelo fato das micros e pequenas empresas levarem vantagens no quesito de ser flexível, facilita que o bom empreendedor que tem como finalidade propor uma ideia e leva-la a diante, consiga se destacar e inovar nesse meio, abrindo seu próprio negocio. O foco da analise da pesquisa são as micros e pequenas empresas que demostraram possuir o espirito empreendedor uma característica fundamental para se iniciar um novo negocio, mostrando também que apenas isso não basta, precisando obter conhecimento e capacitação profissional para conseguir monitorar uma empresa de sucesso e criativa.
Palavras-chave: empreendedorismo, microempresa, desenvolvimento, economia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................07
2.1 EMPREENDEDORISMO.....................................................................................07
2.1.1 Relação do Empreendedorismo com as micro e pequenas empresas....08
2.1.2 Importância do Empreendedorismo para a economia................................09
3 METODOLOGIA DO TRABALHO.........................................................................10
4 RESULTADOS ENCONTRADOS..........................................................................11
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
REFERÊNCIAS.........................................................................................................15
APÊNDICES A...........................................................................................................16
APÊNDICES B...........................................................................................................17
APÊNDICES C...........................................................................................................18
1 INTRODUÇÃO
Empreendedorismo é uma energia que move todo o mercado, que assumem riscos inerentes em uma economia em transformação e crescimento. O empreendedor é responsável por transformar ideias em negócios e consolidar e impulsionar os já existentes, e esse processo de assumir riscos e começa algo novo baseado em oportunidades são de suma importância para a sociedade.
Porém para que esse empreendedor alcance o tão sonhado sucesso é necessário que saiba lidar com as dificuldades que são constantes no mercado de trabalho tão mutável.
Através deste trabalho iremos verificar como o empreendedorismo faz parte das micro e pequenas empresas e como essas são capazes de alavancar a economia com a introdução de novos produtos e serviços ou a exploração dos recursos existentes.
Identificar brechas, nesse mercado altamente competitivo e acirrado que vivemos, e transforma-las em realidade com inovação e assumir possíveis riscos com total dedicação e muito planejamento são aspectos básicos de todo empreendedor. A criação de novas empresas e a entrada de novos produtos e serviços trás inúmeros benefícios para toda sociedade, tais como geração de emprego, auto realização, desenvolvimento de competências e o mais importante, faz com que a economia gire. O empreendedorismo cria novos produtos e modelos de negócios, além de ser responsável pelo dinamismo das indústrias e pelo crescimento econômico em longo prazo.
As micro e pequenas empresas levam vantagem em alguns pontos em relação as grandes empresas, por causa do seu tamanho reduzido elas são mais dinâmicas, flexíveis e tem maior agilidade em capitar as mudanças do mercado e se moldarem a elas, diferentemente das grandes empresas que são bem mais burocráticas, hierarquizadas e departamentalizadas. E por se tratarem de empresas de dimensões globais muitas vezes elas não têm a capacidade de atender a certos aspectos e são dessas oportunidades que os empreendedores tem que levar vantagem, procurar pequenos nichos de mercado atendendo as necessidades especificas e estar prontos para tomar decisões rápidas de acordo com a procura. Desse modo as pequenas e médias empresas conseguem com maior facilidade satisfazer a crescente necessidade de especialização por meio de fragmentação das atividades capazes de integrar tecnologia, qualidade e competividade.
Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso definir metas, o negócio que se pretende oferecer e desenvolver, a missão, visão e valores. Entender que o cliente é a alma do negócio e ouvi-lo é fundamental para se destacar no mercado, apresentar produtos inovadores e que supram a necessidade dos mesmos. O nível de concorrência no mercado atual é enorme tendo em vista que é mais fácil desenvolver um produto/serviço que já esteja disponível ao mercado, do que se destacar em um produto/serviço inovador.
2 DESEVOLVIMENTO
2.1 EMPREENDEDORISMO
Empreendedor é termo dado ao indivíduo capaz de transformar ideias em realização, utilizando-se do um espirito inovador que busca geração de renda e muitas vezes auto realização, e com isso dando início ao processo de criação de novas empresas ou entidade.
Por esse motivo o empreendedorismo é responsável por uma parcela da economia, pois além de geração de renda para quem abre o negócio, gera novos postos de trabalho e com isso distribuição de renda.
Segundo Chiavenatto (2007, p. 17)
...