Empresa Cartona
Por: LeoAndreozzi • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 416 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
UMA EMPRESA E SUAS INTER-RELAÇÕES
_____________________________________________________________
...PR – 2015
UMA EMPRESA E SUAS INTER-RELAÇÕES
Produção textual individual, como requisito para avaliação semestral do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, da Universidade Norte do Paraná.
Prof.ª Emília Yoko Okayama
Prof. Fernando Lino Junior
Prof. Sérgio de Góes Barboza
Prof.ª Maria Eliza Pacheco
Prof.ª Ana Celi Pavão
Prof.ª Mônica Maria Silva
Prof. Wilson Salvalagio
Prof. Alexander Luiz Montini
_____________________________________________________________
...PR – 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇAO...............................................................................................01
DESENVOLVIMENTO...................................................................................02
1 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE..........................................................02
2 MODELO DE GESTÃO...........................................................................02
3 ECONOMIA.............................................................................................04
4 GESTÃO DE PESSOAS.........................................................................04 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................06
BIBLIOGRAFIA.............................................................................................07
INTRODUÇÃO
A presente produção textual tem por objetivo sintetizar a história contida no case: “Cartona: uma empresa que guarda emoções”, explicando como surgiu; como enfrentou períodos de transição da economia brasileira e de gestão e principalmente, como se manteve por mais de setenta anos como uma empresa de sucesso no setor fotográfico, tudo isso inserindo conhecimentos adquiridos no semestre nas seguintes disciplinas. Modelos de Gestão, Ética, Política e Sociedade, Gestão de Pessoas e Economia.
1 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE
Inicialmente a CARTONA, por ter surgido nos primórdios da indústria fotográfica no Brasil, não possuía concorrentes e por intermédio disso, sua prioridade sempre foi a produção. Porém com a liberação financeira externa entre 1988 e 1989 o cenário da indústria foi alterado de maneira drástica, pois neste momento havia uma maior facilidade de importar produtos e de novas empresas se instalarem no país.
Mas só sentiu o maior impacto no ano de 1995, onde, de praticamente zero, passou a ter mais de trezentos concorrentes, fazendo com que seus gestores mostrassem visão estratégica e com ética, porque neste momento entenderam que o objetivo pela qual toda empresa existe é satisfazer as necessidades humanas. O cliente estava interessado em produtos importados e de baixo valor agregado, então, mesmo tendo produtos de melhor qualidade, a empresa optou por buscar produtos no exterior, ainda que após de um breve período a exigência de um produto de qualidade viesse à tona.
A cada adversidade uma nova estratégia era aderida, mostrando que, de fato, os gestores e colaboradores estavam preparados, cooperando mutuamente para enfrentar os problemas do mundo dos negócios e, desta forma, conquistando a credibilidade do cliente e garantindo sua colocação no mercado.
2 MODELO DE GESTÃO
Por conta da fundação da Kodak no Brasil, surgiu uma grande demanda no setor fotográfico e uma facilitação do comercio de papéis fotográficos, então surge a Cartona, inicialmente fabricando capas de cartão para fotografia, que logo se transformaram em álbuns fotográficos, com isso a empresa ganhou espaço e começou a acompanhar o mercado, lançando novidades pioneiras para a época, consolidando-se como líder no segmento fotográfico.
Com o passar dos anos, mesmo com muitas mudanças no cenário econômico do país e com centenas de novos concorrentes, continuou fortalecida por conta das estratégias de seus gestores e colaboradores e por mudar o foco, que inicialmente era de somente produzir com agilidade e qualidade, mas que depois passou a entender e atender ao que o cliente almejava.
Os produtos inicialmente fabricados na empresa, eram as capas para cartões de fotografias de formaturas e casamentos, sendo que estes se transformaram em álbuns de fotografias. Na década de 70, lançou os álbuns com folhas autocolantes, que na época foi uma grande inovação. No final dos anos 80, com a chegada das máquinas de revelação em uma hora, fez com que fosse criado o padrão 10X15 cm, e a Cartona mais uma vez inova e lança os Álbuns de Encaixe (pocket). Já nos anos 90, com a mudança econômica e aumento significativo da concorrência entra no mercado da importação, foi adquirindo novos produtos para manter sua clientela fidelizada. No ano de 2000, trabalhava com cases para proteção de câmeras e outros materiais fotográficos, na linha Cartona Digital, com a linha Cartologics com porta CD e DVD e a linha Scrapbooks com cartelas adesivas e folhas decoradas.
A Cartona conta com cinco departamentos: Financeiro, Compras, Vendas, Marketing e Comercial. É uma indústria de bens de consumo, pertencendo ao setor secundário que transforma matéria-prima em produto acabado, este que é transferido para o setor terciário para comercialização.
Quanto á sociedade atua no segundo setor, pois atende as necessidades da população e pela criação de valores monetários, estes que auxiliam o primeiro setor (O Estado), a repassar os recursos adquiridos, promovendo a justiça social.
...