Ensino religioso
Por: reginaguedes1984 • 6/12/2015 • Monografia • 4.359 Palavras (18 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- Serviço Social 6° Semestre
PROJETO DE POLITICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO.
Nome | RA |
Eliene Maria. S | 2610483064 |
Flavia Faria. M | 2330432879 |
Luana S. santos | 2330421068 |
Maria B Cunha | 3319526630 |
Maria Helena. S | 2350459629 |
Regina Guedes Lopes | 2319378914 |
Profª. EaD: Ma Edilene X. Rocha D. Silva
Profª. Tutora Presencial. : Waleska B. Fernandes
Profª. Tutora a Distância: Débora Geraldi
TAGUATINGA-DF
NOVEMBRO-2013
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS -------------------------------------------------------------------------------------------3
2. JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------------------------------------3
3. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------4
4. TODA CRIANÇA TEM DIREITO A PROTEÇÃO----------------------------------------------5
5. ECA- (Estatuto da Criança e do Adolescente)------------------------------------------------5 á 7
5.1-Eca e suas perspectivas de projetos-------------------------------------------------------------7
6. TEMA ESCOLHIDO- VIOLÊNCIA C. CRIANÇA EADOLESCENTES--------------7á 9
7. OBJETIVO GERAL DA PESQUISA-------------------------------------------------------------10
8. CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------------11
9. REFÊRENCIAS BIBLIOGRAFICAS------------------------------------------------------------12
1-OBJETIVOS:
Buscar orientar junto ao corpo familiar e a comunidade a necessidade de melhorar a estrutura dentro do contexto familiar, viabilizando o entendimento das questões sociais e conscientização da importância do papel de cada um junto ao membro familiar.
2-JUSTIFICATIVA
A Violência é um processo gradativo, o qual é vivenciado diferentemente por cada criança. Esse tipo de casos vem acontecendo cada vez mais como maus tratos, abandono, negligenciam dentre outros, pelos próprios familiares. Os Pais têm como Compromisso e obrigação, preservar e resguardar os direitos de cada criança e adolescente. Diante desse problema temos que conscientizar, para que essas violências possam diminuir, É um momento de responsabilidades da família, onde essas crianças estão em processo de formação e conhecimento, e com os maus tratos a mente dessas crianças podem ser afetadas, para o seu vivencia mento futuro. É dever de cada um de nós assegurar para que esses direitos sejam cumpridos e exercidos. Pois é através da educação e preservação dentro do contexto familiar que obtém o conhecimento o desenvolvimento e o comprometimento de uma sociedade futura melhor,buscando assim, envolver todos em prol de um futuro mais digno e de qualidade.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se refere ao Pré-projeto tendo como base a pesquisa bibliográfica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde pudemos acompanhar e discorrer sobre os direitos e suas composições dentro do proposto pelo mesmo. Também pudemos avaliar e discutir, sobre as falhas em suas interpretações. Portanto propomos uma revisão nos artigos citados, onde certamente há muitas falhas e uma pré-disposição a julgamentos prematuros, por falta de compreensão e clareza dos mesmos. Abordamos também sobre a Violência da Criança e Adolescentes, onde acontecem os reflexos desde a Infância que infelizmente são refletidas até hoje na fase adulta.
TODA CRIANÇA TEM DIREITO À PROTEÇÃO:
O ponto de partida do trabalho é o conceito de direitos da Criança do adolescente. Portanto, não há dúvidas de que os princípios constitucionais são os verdadeiros norteadores do Direito brasileiro, sendo que, se houver qualquer afronta a eles, estaremos diante de algo intolerável, pois contrário aos maiores valores expressos na Constituição. O Direito é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, impostas pelo Estado aos cidadãos, e destinadas a regular as relações sociais. Diz-se, também, que uma pessoa tem um direito quando lhe é dada a possibilidade ou faculdade de agir de acordo com a norma. Lei é a regra de caráter geral que exprime a vontade do Estado, e por ele imposta a todos. Ninguém pode deixar de cumprir uma norma dizendo não conhecê-la; ao contrário, o Estado presume que todos têm conhecimento das leis que cria, exigindo o seu cumprimento. Contudo, o trabalho mostrou que a todo o momento o ser humano tem buscado diferentes trajetórias com o intuito de viver intensamente cada momento de sua existência, de maneira diferenciada de nossos ancestrais. Porém há algo em especial que não muda independente da década – o respeito. Algo que independe de idade. Partindo desse pressuposto é relevante destacarmos que trata - se de algo pouco executado em nossa sociedade. Porém necessário no cotidiano de cada ser humano, desde o período da infância até a velhice. O interessante é justamente essa troca de experiências, onde crianças, adolescentes, podem interagir e aprender de maneira simples e divertida, algo nem sempre mostrado no cotidiano – respeito, dignidade e cidadania.
...