TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização Em Engenharia De Operações E Gestão De Ativos

Por:   •  3/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UFRN – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

 

PRÉ-PROJETO DE TCC

2024

[pic 2]

UFRN – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

 

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E GESTÃO DE ATIVOS

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE CONTAMINAÇÃO EM SISTEMAS DE FLUÍDOS DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS DE CONSTRUÇÃO PESADA

Josiel de Sousa Maciel

Parauapebas – PA

2024

Josiel de Sousa Maciel

 

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE CONTAMINANTES EM SISTEMAS DE FLUÍDOS DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS DE CONSTRUÇÃO PESADA

Pré-projeto apresentado na disciplina de TCC como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Engenharia de Operações e Gestão de ativos

Orientador (a): Werner Kleyson da Silva Soares

 

 Parauapebas – PA

2024

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        5

2. JUSTIFICATIVA        6

3. OBJETIVOS        6

3.1 GERAL        6

3.2 ESPECÍFICOS        7

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        8

5. CRONOGRAMA        N/A

REFERÊNCIAS        N/A


INTRODUÇÃO

 

Atualmente os mercados de máquinas de construção pesada estão buscando equipamentos com menor tolerância entre folgas nos sistemas hidráulicos, maior força dos implementos hidráulicos, mais força de desagregação de material compactado e, como em todo setor de construção pesada, estão exigindo maior produção afirma Sotreq (2015).  Logo a tendência da indústria para estes tipos de equipamentos está voltada para os sistemas eletro hidráulicos, com sistemas de alta pressão e sistemas hidráulicos com sistemas de monitoramento sensível à carga controlados eletronicamente, com isso os sistemas de fluídos de hoje são mais propícios a contaminação, tais como: componentes hidráulicos, transmissões, sistemas de combustíveis e motores de combustão interna.

De acordo com Neves (2000), a contaminação de um fluído consiste na existência de partículas externas ou internas que não pertencem aquele sistema que podem ser metálicas ou não metálicas ou outros elementos estranhos, como por exemplo a água no meio lubrificante.

Os sistemas com fluídos contaminados reduzem a produtividade e a eficiência dos equipamentos, entre outros sintomas como: operação não confiável e direção errática. A contaminação por agentes externos reduz o número de horas úteis de trabalho dos equipamentos móveis, dos fluídos e dos elementos filtrantes acarretando defeitos, interrupções na produção e reparos não programados a um custo extremamente alto. Afirma Parr (2002) colaborando com o que foi dito que, a contaminação em um sistema hidráulico pode corresponder de 75 a 85% das falhas.

O controle de contaminação se propõe a tentar garantir ou aumentar a expectativa de horas úteis de trabalho dos componentes, manter os sistemas hidráulicos com alta eficiência e tempos de ciclos dentro das especificações de tolerâncias informadas pelo fabricante, realizar reparos antes da falha com o auxílio de analises proativas de óleos lubrificantes, manter o local de reparo de máquinas e componentes limpos e organizados. Aumentando assim a confiabilidade, produtividade dos equipamentos assistidos por esse programa baseados em normas e procedimentos da Caterpillar, que é uma empresa multinacional fabricante de máquinas, motores e equipamentos voltados para construção civil e mineração.

       

1. 1. JUSTIFICATIVA

O trabalho apresenta como justificativa um programa que auxilia no reparo e na de manutenção de equipamentos móveis, contribuindo de forma significativa no processo de manutenção como um todo. É um método que se baseia em procedimentos claros e bem definidos que ajudam no gerenciamento de manutenção provendo ações objetivas no intuito de diminuir a contaminação nos componentes invadidos por uma manutenção assim como um local limpo e organizado.

Com tudo, o programa de controle de contaminação mostra-se de fundamental importância para o gerenciamento de reparo de máquinas e equipamentos em uma oficina mecânica de equipamentos móveis justificando o tema do trabalho.

A proposta é demostrar como essa pesquisa pode melhorar e aumentar a produtividade e eficiência dos serviços executados em equipamentos móveis de construção pesada, baseada exclusivamente em processos da Caterpillar.

 

1. 2. OBJETIVOS

Nos próximos tópicos serão discutidos os objetivos geral e específicos deste trabalho.

1. 2. 1. GERAL 

Este trabalho visa demonstrar como é feito o programa de controle de contaminação em fluídos nas oficinas de manutenção de equipamentos móveis de construção pesada. Com isso, busca-se minimiza os riscos de trabalhos refeitos e consequentemente aumento da credibilidade de uma boa manutenção frente aos clientes, baseados em processos desenvolvidos pela Caterpillar.  

1. 2. 2 ESPECÍFICOS

Em relação aos objetivos específicos podemos destacar:

  • Desenvolver levantamento bibliográfico sobre programas de controle de contaminação em fluidos de equipamentos móveis de construção pesada, suas normas e seus tipos, contaminantes externos em um fluido hidráulico, sobre partículas e Tribologia.
  • Avaliar a contribuição do programa sobre as técnicas do S.O.S (Scheduled Oil Sample) – Caterpillar empregados na empresa;
  • Identificar as etapas de implementação e controle do programa de contaminação;
  • Comparar os efeitos antes e após a implantação do programa de controle de contaminação em uma oficina de equipamentos móveis.

 


2. REFERENCIAL TEÓRICO

        2. 1 Gestão da manutenção

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme a norma NBR 5462 (1994), define manutenção como um conjunto de todas as ações administrativas e técnicas, que são estabelecidas a conservar um componente em um estado no qual possa desempenhar uma função determinada.

Há vários anos, as indústrias iniciaram suas atividades com um sistema de manutenção corretiva, outra parte destas companhias, não possuíam a manutenção corretiva implantada (SOUZA, 2009). Existia uma falta de processos claros e bem definidos de o que é gestão de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (405.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com