Estagio Supervisionado Administração
Por: alanrauney • 9/6/2017 • Trabalho acadêmico • 16.519 Palavras (67 Páginas) • 416 Visualizações
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Alan Rauney de Santana Costa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
FORMOSA
2013
Alan Rauney de Santana Costa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado à Disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pelo Prof. Esp. Mauricio Figueiredo, como requisito de avaliação no curso de Administração da Faculdade Cambury Formosa em Novembro de 2013.
FORMOSA
2013
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pelo dom da vida, pelo seu amor infinito, sem Ele nada sou. Agradeço aos meus pais, Lenino e Marielza, meus maiores exemplos. Obrigada por cada incentivo e orientação, pelas orações em meu favor, pela preocupação para que estivesse sempre andando pelo caminho correto.
A minha irmã Ana Paula, por todo amor e carinho. Aos meus tios, tias, avós e primos que sempre estiveram presentes.
Obrigada a todos que, mesmo não estando citados aqui, tanto contribuíram para a conclusão desta etapa e para a pessoa que sou hoje.
Dedicatória
A pequena, mas valorosa equipe, que enriqueceu minha vida: meus pais Lenino e Marielza, minha irmã Ana Paula, minha família, meu refúgio, meu nicho e meu reino encantado. A todos, dedico este trabalho com muito amor e carinho.
Conteúdo
Histórico da Empresa 6
1 – Conceito de Empresa 6
1.1- Na acepção semântica: 6
1.2 - Na acepção jurídica trabalhista: 6
2 – Caracterização da Empresa 6
2.1 – Denominação 6
2.2 – Ramo de atividade 6
2.3 – Área de atuação 7
2.4 – Localização 7
2.5 – Forma jurídica de organização 7
2.6 – Serviços e produtos 7
2.7 – Número de funcionários 7
3 – Organização 7
3.1 – Revisão Bibliográfica 7
3.2 – Estrutura organizacional 8
3.3 – Organograma 8
3.4 – Estatuto social ou contrato social 9
3.5 – Regimento interno 38
Anexos 38
Histórico da Empresa
1 – Conceito de Empresa
1.1- Na acepção semântica:
Empreendimento, atividade, tarefa, intento, desígnio.
1.2 - Na acepção jurídica trabalhista:
Sua personalidade é de Direito Privado e suas atividades tem como fundamento os preceitos comerciais. É uma empresa estatal, constituída, organizada e controlada pelo Poder Público.
Ela possui natureza ambivalente, pois pertence ao mesmo tempo ao domínio público e ao domínio privado, sem se identificar completamente com um ou com outro.
Essas empresas são voltadas para a exploração de atividades econômicas ou para a prestação de serviços públicos. Elas não atuam integralmente sob-regência do Direito Privado, possuem um regime jurídico determinado, pela natureza de seu objeto e de suas atividades.
Submetem-se apenas às normas do Direito Público quando a Constituição determinar, ou quando tiver disposição legal específica. Estão sujeitas às normas e princípios do Direito Público, como no princípio da continuidade dos serviços públicos.
2 – Caracterização da Empresa
2.1 – Denominação
Prefeitura Municipal de Cabeceiras/GO
2.2 – Ramo de atividade
Administração Pública
2.3 – Área de atuação
Na cidade de Cabeceiras/GO.
2.4 – Localização
A Prefeitura Municipal de Cabeceiras tem sua sede na cidade de Cabeceiras, Estado de Goiás, na Avenida Vicente de Paula Souza, onde será realizado o estágio.
2.5 – Forma jurídica de organização
Órgão Público.
2.6 – Serviços
A prefeitura tem a responsabilidade manter a ordem e promover programas que auxiliem os habitantes a sobreviver como cidadãos dignos de serem chamados Cabeceirenses, dando forte atenção para a área de saúde, saneamento básico, educação, e o fortalecimento do comércio para a geração de empregos.
2.7 – Número de funcionários
A Prefeitura Municipal de Cabeceiras tem o total de 342 funcionários.
3 – Organização
3.1 – Revisão Bibliográfica
Segundo Maximiano (1992, p.57):
“Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos os exemplos de organizações[1]”.
“As organizações constituem uma das mais admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram[2]” (CHIAVENATO, 2000, p.27)
...