Estatistica
Por: gabriel.zulma • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 220 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA
Camila Nunes da Silva – RA: 6746338872
Daianne Aguiar Neri – RA: 7306547449
Dalva Neide Rita de Oliveira – RA 1299608018
Ednilce Silva de Souza – RA: 9677482367
Luciana Silva Dantas – RA: 9937025444
Maria Zulma Francisco de Souza – RA : 1299251905
Tutor a Distância: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tutor Presencial: Ana Lúcia Fernandes
TAGUATINGA/DF
2014
SUMÁRIO
1- Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------------03
2- Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------------------------04
2.1 Aplicações da Estatística na Administração ------------------------------------------05
2.2 Coletas de Dados e Amostragem ---------------------------------------------------------06
2.3 Freqüência Absoluta e Relativa -----------------------------------------------------------07
2.4 Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão ------------------------08
3- Considerações Finais
4- Referências Bibliográficas
1- INTRODUÇÃO
Estatística é um segmento da matemática aplicada, surgida nas questões de Estado e Governo, daí o nome que se originou do termo latino status. Situações ocasionais como quantidade de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, quantidades produzidas e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento Estatístico.
Com relação ao Conceito e Aplicações Estatísticas, pode-se dizer que Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e o controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas. Os métodos da Estatística é fundamental pra várias outras ciências.
Para uso da Estatística é necessário a obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitoram o progresso como também contribuem para a obtenção.
Reconhecer a importância dessa forma de coleta de dados é uma coisa; tomar providências e decisões nesse sentido é outra. Ainda resta muito a fazer para garantir o melhor uso da Estatística, pode-se criar um ambiente propício ao desenvolvimento, adaptando-se a nova realidade internacional dos mercados de produtos e serviços globalizados.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 Aplicações da Estatística na Administração
Atualmente as aplicações da Estatística se manifesta praticamente em todo o campo administrativo. O campo principal é na área demográfica, mas ela atua também no mercado de trabalho, em pesquisas financeiras e bancárias. As técnicas de controle de qualidade de uma empresa a partir da Administração, faz com que fabricantes se preocupem em comprar e fornecer com quantidade e qualidade melhores produtos com custo menores e lucros ou perdas visíveis e a Estatística ajuda muito nesse aspecto.
É muito comum aplicar os métodos da Estatística na área da Administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, coletas de dados e de opiniões, para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas. Pode- se citar então algumas aplicações da Estatística na área da Administração:
• Aqueles dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresarial;
• Dados estatísticos no controle de produção;
• Dados estatísticos na área financeira da organização;
• Coleta contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;
• Coleta periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;
• Coleta ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.
2.2 Coletas de Dados e Amostragem
Esses são os dados coletados, observados e registrados da categoria ou medida de variáveis relacionadas ao objeto de estudo que ocorrem em unidades (indivíduos).
Amostragem: processo para obtenção de uma amostra. Tem como objetivo estimar parâmetros populacionais.
Os dados coletados sobre a pesagem do café foi feita da seguinte maneira: Os grupos se organizaram em sala de aula e cada aluno ficou responsável por levar dois pacotes de café de 500gr da marca Café do Sítio, assim houve a pesagem de 100 pacotes de café e os dados colocados em uma tabela que segue logo abaixo.
...