Estatistica
Por: calitre10 • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.910 Palavras (8 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL CURITIBA – CHAMPAGNAT
ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA SOARES DA SILVA – RA 430044
MAYARA CRISTINE LOPES - RA 405500
RAPHAEL BERNARDI - RA 438077
WAGNER GOMES DOS SANTOS – RA 1299762497
ESTATÍSTICA
Profª Marinilda Aparecida dos Santos - Tutora
Prof. Ma Renata M. G. Dalpiaz – Professora da Disciplina
CURITIBA/PR
Setembro/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 ETAPA 1
2.1 Passo 4
3 ETAPA 2
3.1 Passo 3
4 ETAPA 3
4.1 Passo 1
4.2 Passo 2
5 ETAPA 4
5.1 Passo 1
5.2 Passo 2
5.3 Passo 3
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
7 ANEXO 1
8 ANEXO 2
INTRODUÇÃO
Neste trabalho contém um estudo e pesquisa referente á introdução e conceitos iniciais de pesquisas de estatística, bem como suas inúmeras aplicações contidas num relatório resumido. Apresentamos também o processo de coleta de dados das amostras de café, há a construção de uma tabela de dados em gráficos de frequência absoluta e relativa. Na ultima etapa contém um cálculo de medida de tendência central e dispersão.
ETAPA 1
Passo 4
Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa, e interpreta para a tomada de decisões. A estatística está presente constantemente presente em nosso dia-a-dia, nos fornecem dados para nos alimentarmos melhor, para cuidar melhor da saúde, economizar, saber votar e outras inúmeras informações, que, através de gráficos, cálculos e pesquisas nos auxiliam a trabalhar melhor com a incerteza e minimizar o índice de erros futuros, podemos disser que, a estatística estudam fatos passados e nos preparam para o futuro.
A estatística já era usada na antiguidade para obter informações sobre os povos, riquezas e poderio militar. Após a idade média, governantes começaram a controlar óbitos, casamentos e nascimentos, pois havia medo em que epidemias pudessem devastar os povos e assim perderiam perder poderio militar. Nos dias de hoje as informações são coletadas, armazenadas e grande parte delas são divulgadas em diversos meios de comunicação, alguns exemplos de informações estatísticas que são divulgadas constantemente são: inflação, emprego, desemprego, cotação do dólar, controle de epidemias, analise de mercado, área de demografia, nas áreas financeiras e de marketing.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, é o principal órgão de pesquisas no país, onde a Escola Nacional de Estatística esta vinculada e são responsáveis pelas estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamento governamentais no país.
Há outras inúmeras formas de usarmos a estatística, no controle de qualidade das empresas, analise do desempenho de atletas, acidentes aéreos e terrestres, controle de nascimento (pesos e medidas), extinção de animais, dietas e perca de pesos, nível de ensino em um determinado país, índice de aprovação ou reprovação de governo, intenções de voto, etc.
A estatística "é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações”. (ENCE)
A sociedade muda o tempo todo, não há previsões exatas para essas mudanças, na era da informação a única certeza é a incerteza, a estáticas no mundo empresarial é de suma importância, pois é a ciência que nos prepara para a tomada de decisão perante as incertezas. A estatística é uma ferramenta que consegue produzir dados que possibilitam enxergarmos e acompanhar melhor essas mudanças de sociais constantes, sendo assim, podemos afirmar com absoluta certeza, que essas mudanças sociais interferem diretamente na gestão empresarial ou na administração das empresas indiferente do seu porte.
O Grupo Omar Calçados é um exemplo de como a estatística é usada por uma empresa. Antes de abrir uma nova loja, são feitos vários estudos em parceria com Associação Comercial e Prefeitura local, são levantado dados como numero de habitantes na cidade, quantas lojas de calçados há na região de pretensão de abertura desta nova unidade, poder aquisitivo, média da renda per capita, as empresas que mais geram emprego na cidade, índice de inadimplência da região, este é um exemplo prático do uso da estatística em uma empresa de médio porte, que interfere diretamente no plano de negocio do grupo citado.
...