Estrategias para implantação de franquia
Por: Yasminne Marjorie McComb • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.072 Palavras (13 Páginas) • 200 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A globalização mundial, assim como a reestruturação do mercado e as alterações dos hábitos e padrões de consumo das pessoas, privilegia a introdução e a intensificação da competição entre as empresas, principalmente no ramo do comércio varejista. Isto faz com que estas empresas busquem, com a ampliação de suas áreas de atuação, atingir novos mercados e conquistar o objetivo da administração financeira: a maximização do valor da empresa.
Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu estabilizar sua economia e agregar alguns aspectos da economia global em um conjunto de transformações que marcaram em especial a última década do século XX. Essas transformações de cunho neoliberais implantadas principalmente na década de 1990, simularam uma quebra de paradigma, já que o Estado brasileiro, até aquele momento, sempre havia se feito presente como investidor no setor econômico, apesar de inúmeras modificações ocorridas ao longo dos anos (DUTRA, 2010).
Para poder participar deste novo cenário que se apresenta as empresas tendem a desenvolver altos níveis de competitividade que são alavancados por estratégias de qualidade, responsabilidade, produtividade e, acima de tudo, pelo estabelecimento da imagem de empresa moderna, que investe em inovação, gerando maiores benefícios para seus clientes e colaboradores e, ao mesmo tempo, aumentando a rentabilidade de seu negócio.
Neste ponto surge o Franchising, como um método e arranjo para a distribuição de produtos e/ou serviços, sendo amplamente utilizado internacionalmente como um estratégia de organização de mercados, com o objetivo de abrir um canal de distribuição e marketing altamente produtivo e diferenciado no atendimento ao cliente. Além dos serviços convencionais relacionados à comercialização dos produtos, as franquias podem proporcionar formação de um bom e padronizado atendimento e a fidelização dos clientes e expansão da marca.
O setor da construção civil, de acordo com dados da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), tem expectativa de crescimento de 5,2% em 2012 (GLOBO.COM, 2011). O mercado imobiliário de Brasília segue a mesma tendência, com crescimento superior a 80% nos últimos cinco anos. (GLOBO.COM, 2010).
É com vista à adaptação a estas novas modificações do mercado com base no método estratégico do Franchising, levando em consideração as exigências do próprio desenvolvimento regional, o objetivo deste trabalho é analisar a consideração de locações, mais especificamente com relação à franquia Casa do Construtor e sua importância para o desenvolvimento do setor de construção civil no estado de Rondônia.
No ano de 2010 esta empresa foi considerada pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” como a melhor franquia do Brasil (PE&GN, 2010). Além disso, em 2011 foi selecionada como “Empreendedor Endeavor” no 38º Painel Internacional da entidade, que aconteceu na Cidade do México.
Diante disso, vale ressaltar que essas informações, associadas ao crescimento do ramo de construção civil na região, motivaram a escolha da empresa para realizar a pesquisa de caráter histórico-econômico, bem como seu desenvolvimento em um microcosmo para o cenário econômico nacional e internacional.
O surgimento e a consolidação da empresa “Casa do Construtor” como uma das mais importantes franquias do Brasil, deu-se pela introdução de diversos programas sociais do governo federal, como a distribuição de moradias. Atualmente esta empresa está presente em dezessete Estados e, entender a importância desse segmento comercial se torna importante no momento em que o Brasil se torna a 6ª economia mundial conforme o Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CPEN). Esse fato faz com que os países denominados desenvolvidos passem a enxergar no Brasil um campo propício e seguro para o depósito de seus investimentos.
O governo federal, no intuito de suprir as demandas energéticas do país, investiram na construção de grandes usinas, como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na Amazônia. Destas, duas estão sendo construídas no município de Porto Velho, Rondônia.
Dessa forma, o propósito do presente trabalho é justificado e assim, será exposta a importância desse estudo, bem como destacar os objetivos nessa pesquisa, elucidando a necessidade da implantação de uma franquia do setor da construção civil na região. (BONDARIK; CARVALHO; PILATTI, s/d).
2. DESENVOLVIMENTO
Segundo dados da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção civil cresça 5,2% em 2012, contra os 4,8% de crescimento em 2011, o que se deve tanto ao volume crescente de aquisições de imóveis pela classe média brasileira, quanto ao Programa Minha Casa, Minha Vida, ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e aos investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 (GLOBO.COM, 2011).
Para entender o processo de formação de uma empresa, dentro do contexto em que ela está inserida, carecerá de abordagens em seus sentidos diversos, buscando legitimar ações individuais, com reflexos locais, que possam nos fornecer um campo de entendimento sob uma óptica mais ampla dentro do conjunto dos acontecimentos históricos. Quando Carlo Ginzburg (1990) propôs uma análise do particular, a fim de fornecer uma dimensão mais geral, destacaram que o ponto de partida seriam os indícios, os sinais, as pistas, que poderiam nos levar ao entendimento do conjunto completo de um determinado fato.
Diante disso, nota-se que a Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para obter informações valiosas sobre o mercado. Quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do negócio. Atualmente, ela está ao alcance das pequenas empresas e podendo ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores.
2.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Fundada no início de 1993, como uma modesta loja de materiais de construção em Rio Claro, região de Campinas, no interior paulista. Depois, nos três anos seguintes, desenvolveu-se o roteiro para a criação da primeira franquia brasileira especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil. A Unidade Piloto
...