Estudo Dirigido - Marketing: criando valor para o cliente
Por: Érika Souza • 15/1/2016 • Ensaio • 747 Palavras (3 Páginas) • 458 Visualizações
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
FAF - Faculdade de Administração e Finanças
Tópicos Especiais em Administração – Profª Isabel
Érika Figueiredo Souza
ESTUDO DIRIGIDO
1) Explique o conceito de Produto Total e Ampliado.
R.: Produto ampliado é o produto tangível (entidade ou serviço físico oferecido ao comprador. Aquilo que imediatamente se reconhece como a coisa vendida) juntamente com todo o conjunto de serviços que o acompanha. Inclui acessórios, instalação, instruções para uso e assistência técnica. Também é conhecido como Produto Total.
2) Quais são as 3 categorias básicas de produto de consumo? Quais são as diferenças entre elas?
[pic 1]
3) Qual a importância de estudarmos o ciclo de vida do produto? Quais as estratégias recomendadas para o período de introdução?
R.: Estudamos o ciclo de vida do produto (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio) a fim de conhecer aquele mercado. Perceber as características bem como o que é estilo, moda ou modismo para excluir ou diminuir possíveis erros. Além de poder avaliar a durabilidade e o gosto do conjunto que o produto alcançou.
Para o período de introdução, recomendam-se altos investimentos em marketing, pois o produto ainda é desconhecido pelo público-alvo. Estratégias como definir um preço reduzido para obter um rápido crescimento da quota de mercado, ou pode definir-se um posicionamento de preço elevado para amortizar mais rapidamente os custos de investigação e desenvolvimento. E ainda, optar pela distribuição é seletiva nos canais escolhidos, até existirem níveis satisfatórios de aceitação do produto por parte dos retalhistas e consumidores.
4) O que é marca? Qual a importância do símbolo para a marca?
R.: Marca pode ser entendida como nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos bens ou serviços de outros vendedores. O símbolo ajuda a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta. É desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações diferentes relacionadas à marca.
5) O que são marcas genéricas, marcas próprias e marcas do fabricante?
R.: Marcas do fabricante são iniciadas por produtores que garantem que esses produtos são identificados como seus no ponto de compra. Uma marca de fabricante normalmente requer que o produtor se envolva na distribuição, na promoção e, até certo ponto, nas decisões de apreçamento; marcas próprias são iniciadas por revendedores e são de propriedade deles – atacadistas ou varejistas; marcas genéricas indicam apenas a categoria do produto e não incluem o nome da empresa ou outros termos identificadores. As marcas genéricas são normalmente vendidas a preços mais baixos do que itens de marcas comparáveis.
6) Quais as características que uma boa marca deve ter? Cite um exemplo de uma marca com nome "errado".
R.: A marca deve indicar os benefícios oferecidos pelo produto; precisa ser positiva, distintiva e fácil de falar e lembrar; o nome deve ser coerente com a imagem do produto ou da organização; a marca precisa estar registrada e permitida legalmente; o nome deve ter uma tradução fácil e que não seja ofensiva em outros idiomas.
Exemplo de marca errada: Pintudos (marca boliviana de jogos ecológicos).
...