Estudo de Caso
Por: André Souza • 29/4/2019 • Resenha • 406 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
ESTUDO DE CASO 4 ANDRÉ DE SOUZA DE OLIVEIRA //1º PERÍODO//ADMINISTRAÇÃO
1)Deu-se em um momento oportuno, quando as tradicionais fabricantes não vinham suprindo a demanda nacional pela bebida no Brasil.Para garantir espaço com diferenciação de preo/produto, tendo em vista a alta concorrência, foi uma tomada de decisão para garantir espaço neste mercado altamente competitivo.
2)Negativo, pois além de atrapalhar e deter investimentos estrangeiros (investidores estrangeiros que acreditavem no sucesso da empresa) e pouco investimento publicitário, poderia perder mercado, além de contribuir para o baixo crescimento da empresa no comércio de bebidas;A priori foi positivo, pois forçou a empresa a lançar novas linhas de produtos além de investir alto em publicidade e buscar novos consumidores.
3)Foi uma decisão programada, pois estratégicamente, foi pensada para atender diretamente o publico de alta renda, no entanto, não foi tão eficaz pois do ponto de vista comercial, não atingiu as expectativas com vendas e comercialização.
4)Ambas em um curto espaço de tempo, tomaram decisões por meio da racionalidade; Tanto na criação da Primus, visando outras classes de consumidores e ganhos de mercado, quanto a Nova Schin visando acabar com esteriótipos e preconceitos com a marca, e investimento em publicidade; Portanto baseado na teoria de Simon, as tomadas de decisões em um curto espaço de tempo sem devidas informações precisas porém racionais, mais com estas restrições, fazem parte do conceito de racionalidade limitada(Simon).
5)Do ponto de vista das vantagens, a empresa alcançou novos mercados, registrou crescimento maior em 65 anos, atingiu metas de três anos em meses, porém, por conta do marketing extremamente agressivo(ataques publicitários) enfrentou alguns processos investidos pelas concorrentes além de prisões envolvendo alguns membros empresa.
6)Pela racionalidade; Por conta da análise de dados e fatos; Além de se basear em uma pesquisa de mercado para entender problemas anterioes, a tomada de decisão baseada estratégicamente alcancou otimização e retornos para empresa;Portanto,o processo de criação da “NOVA SCHIN” demandou mesmo que com curto espaço de tempo, uma análise estratégica/comercial baseada em pesquisa com dados e fontes.
7)Pesquisas, alteração da fórmula, troca de nome; Alta publicidade, sobretudo nos veículos midíaticos como o rádio, e contrato com celebridades; Estrutrou-se uma nova estratégia.
8)Montar parcerias estratégicas e comerciais para ganhar mais espaço no mercado(até por conta da perda de espaço), visando racionalidade na tomada de decisões dos executivos, e investimento em publicidade; Pesquisa baseada em forte análise de marcado com dados e fontes.
...