Estudo de Caso
Por: vanessagep • 20/8/2015 • Seminário • 497 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
ESTUDO DE CASO:
EMPRESA: PÉ CALÇADO LTDA
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 5.000 MIL FUNCIONÁRIOS
Na multinacional Pé Calçado uma empresa com a mais alta tecnologia, líder de mercado com aproximadamente 1.000 funcionários entre administrativo e fábrica, estrutura moderna e produz tênis, sandálias, chinelos.
Assim como qualquer em fábrica ela é dividida por setores alguns tem mais de 50 funcionários, mas o setor de acabamento demanda menos funcionário pois as máquinas ajudam no processo.
O setor de acabamento possui 6 trabalhadores O João que é um funcionário prestativo, comunicativo, gosta de dar ideias e muito organizado, mas ele tem sofrido algumas ameaças durante o trabalho.
Percival funcionário mais quieto, trabalha na dele e não gosta de conversas, já tem mais idade então procura ficar na dele e não se envolver no problema dos outros.
Patricia é mais nova da equipe e a única mulher, é uma pessoa que esquece as ferramentas do seu trabalho em cada lugar que passa e sempre culpa alguém, não gosta de cumprir horário, sempre está com roupas inadequadas para o trabalho, mas tudo isso acontece porque ela tem um caso com o líder Juvencio que é primo de um dos diretores de produção. Juvencio é líder razoável, bom para ensinar, mais por outro lado gosta de jogar um funcionário contra o outro fazendo fofocas, em reuniões nunca consegue resolver os problemas e sempre fala mal das pessoas ao invés de ajudá-las, fora o problema de ser casado e manter um relacionamento explícito com a Patricia, protegendo ela e aceitando as coisas que acontecem. Leonardo outro membro da equipe é o puxa saco fica o dia todo atrás do chefe falando mal de João, pois o João é o único que cumpre seu papel corretamente na equipe e sempre está preocupado com o trabalho, Fábio é o ultimo membro dessa equipe e é muito dedicado mais está incomodado e triste com o clima da equipe, já que gosta de trabalhar na fábrica mais toda aquela situação estava- o deixando desmotivado.
Equipe está bem prejudicada durante o seu turno o rendimento caiu e o Juvencio foi tirar satisfação com a equipe, dizendo que tomou “fumo” porque eles são todos vagabundos e enquanto isso a Patricia a linda loira de olhos verdes atrás de Juvêncio apoiando o que seu “chefe” dizia. E patrícia fazia questão de colocar a culpa em Leonardo que era o mais dedicado e que estava sofrendo perseguições de Patricia pois em um momento que conversam no refeitório sobre traição ele deu a sua opinião sobre ela sair com o chefe e a loira não gostou e a partir daí passou a humilhar o colega e a falar mal dele para o chefe que só não o demitia pois sabia que era o seu melhor profissional e Leonardo por sua vez não pedia a conta porque era muito pobre casado e com 3 filhos só ele trabalhava e estava difícil manter a casa então não pedia demissão e nem podia contar ao Diretor os acontecimentos pois Juvêncio era parente dele.
...