Estudo de Caso A Haworth Incorporated
Por: Xavier Barbosa • 26/5/2019 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
Estudo de Caso (Haworth)
- Quais os problemas enfrentados pela Haworth? Como eles afetaram a condução dos negócios? Como a empresa solucionou esses problemas? Com quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas a solução teve de lidar? Em que medida a solução teve êxito?
A Haworth Incorporated é a segunda empresa do mundo na fabricação e design de móveis para escritório e outros locais de trabalho. Atua em mais de 120 países, 9 mil funcionários, 60 showrooms, 40 unidades fabris e mais de 600 revendedores independentes.
Tendo bastante sucesso na década de 1990, entretanto essa empresa sofreu um duro golpe após a onda de falências das pontocom, adotando como medida um ambicioso projeto de revisão no seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Visando realinhas seus custos com as receitas que estavam em queda. Foi nesse momento que a Haworth passou a enfrentar o seu maior desafio, o seu próprio sistema de distribuição o qual foi constatado como antiquado, com várias inconsistências que dificultavam a execução eficiente de seus processos.
Esses problemas com o seu sistema de distribuição afetavam diretamente os negócios. Pois o aplicativo localizador utilizado pela Haworth, baseado em mainframe só era capaz de lidar com os dados de estoque de um único armazém sem diferenciar uma fábrica da outra. Outro ponto precário, era que o mesmo não possibilitava o planejamento prévio das entregas, diminuindo a eficiência e aumentando os cursos operacionais da empresa. Isso era fatal para a política que se pretendia implementar, a qual buscava integrar o atendimento de pedidos, a partir de vários centros de distribuição, com produtos recebidos de todas as várias as fábricas. Assim como os centros de distribuição precisavam melhor planejar e processar os pedidos.
Tendo por objetivo resolver os seus problemas a Haworth adotou como solução a implementação de um novo sistema de gerenciamento de seus armazéns (Warehouse Management System - WMS) baseado no software IristaWarehouse, da Irista, uma empresa de Milwaukee. O qual, considerado mais completo e eficiente, pois permite o rastreio e o controle do fluxo de produtos acabados a doca de recebimento de qualquer centro de distribuição da empresa até o endereço do cliente. Disponibiliza funções que podem auxiliar na redução de custos de mão-de-obra no armazém, além de permitir interface com outros aplicativos utilizados pela empresa.
A partir do sucesso alcançado pela implementação do novo sistema culminaram com vários funcionários perdendo seus empregos, pois não eram mais necessários para organização. Pois os processos de gerenciamento de mercadorias e transporte se tornaram mais automatizados e eficientes devido a tecnologia empregada, a qual acabou por diminuir a participação humana em várias atividades ao longo de toda a cadeia. Promovendo mudanças significativas na estrutura organizacional da Haworth que passou a ser mais enxuta.
Segundo o gerente de processos de aplicativos empresariais e contato-chave entre os sistemas de informação da Haworth e as operações da cadeia de suprimentos, esses novos sistemas de informação implementados promoveram muito mais do que a otimização dos processos existentes na organização, e sim, os transformaram por completo.
Essas novas tecnologias da informação utilizadas pela Haworth no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos trouxeram benefícios enormes para a empresa, promovendo o aumento da produtividade por funcionário, diminuição dos custos logísticos e do tempo de entrega das mercadorias. Gerando consequentemente uma vantagem competitiva no mercado e o seu destaque no segmento.
...