Caso Haworth e implantação do SIG
Por: Nayane Nádia • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 574 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
QUESTÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE OS SIG E AS ORGANIZAÇÕES
Estudo de caso: A Haworth revisa o gerenciamento da cadeia de suprimentos
CAMPINA GRANDE – PB
18 DE FEVEREIRO DE 2016
Estudo de caso Haworth
- Quais os problemas enfrentados pela Haworth?
A Haworth, uma empresa de design de móveis para locais de trabalho, teve um grande faturamento na década de 1990, mas pouco depois veio alguns fatores que deixaram-na em maus lençóis. Ela levou um duro golpe com a onda de falências das pontocom, para se reerguer ela revisou seu sistema de gerenciamento de suprimentos, pois a organização era composta de 15 fabricas e 4 centros de distribuições e precisava coordenar o atendimento dos pedidos, só que o sistema de distribuição utilizado pela Haworth para extrair dados de estoque e planejar a entrega era um sistema antiquado de mainframe, que só dava acesso aos dados de um único lugar sem diferenciar de qual fábrica correspondia aquela informação, ou seja, impossibilitava a empresa de fazer um planejamento prévio da mercadoria para poupar viagens desnecessárias, o que aumentava os custos com frete e mão-de-obra.
- Como eles afetavam a condução dos negócios?
Essa situação afetava a empresa no que diz respeito ao andamento dos processos, pois dificultava o controle da localização da mercadoria já que não tinha o conhecimento do estoque das fabricas individualmente, o custo com mercadoria, que ficava maior devido o deslocamento desnecessário e o tempo de entrega, pois o produto demorava mais tempo para chegar nas mãos dos clientes.
- Como a empresa solucionou esses problemas?
Para melhorar sua posição, a Haworth implantou um novo sistema de informação gerencial, o Sistema de Gerenciamento de Armazéns - WMS, que permite ter maior controle dos dados de estoque de cada fabrica para reduzir os custos com deslocamento (frete) e mão-de-obra. Esse sistema rastreia e controla o fluxo de produtos acabados desde a doca de recebimento dos centros de distribuição ao endereço do cliente. Além dele, tem o Sistema de Gerenciamento de Transporte - TMS, que permite a movimentação das mercadorias com base nas condições imediatas de espaço, equipamento, estoque e pessoal.
- Com quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas a solução teve de lidar?
O novo sistema teve de lidar com os problemas gerencias de mercadorias e transportes, melhorando sua eficiência e automatizando as tarefas, lidar com outros softwares utilizados pela empresa, possibilitando a interface com os mesmos sem problemas, e lidar com questões que eram antes efetuadas por pessoas, como por exemplo pedidos de orçamento e mercadorias a outras empresas, que agora eram todos efetuados automaticamente e eficientemente pelo sistema. Apesar de aumentar a eficácia dos processos, o sistema tirou o emprego de alguns funcionários.
...