Estudo de Caso Caso Cambridge Analytica
Por: Fellipe Rodrigues • 9/11/2020 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 521 Visualizações
[pic 1]
Estudo de Caso 1 – Caso Cambridge Analytica
Questão 1:
- A) Christopher Wylie, ex-funcionário da Cambridge Analytica, declarou que a CA não poderia ser vista como uma companhia de ciências e dados ou algoritmos, mas, sim, como uma máquina completa de propaganda. Explique a declaração.
Ele faz essa afirmação, através da perspectiva que a empresa mobiliza seus recursos e dados, apenas com teor de marketing. Ela pode ser vista como uma empresa de marketing, pois ela usa suas informações, para atingir públicos alvos com seus posts, slogans e ideias. Tudo com o propósito de manipular o consumidor de seu conteúdo, igual qualquer indústria do marketing.
- B) Apresente as considerações do grupo sobre essa questão.
De acordo com o grupo, não existe nenhum tipo de problema com a ideia de usar os algoritmos para promover o marketing, desde que não envolva Fake News e nem nada ilegal, porém, esses dados devem vir de fontes que concordem com o seu fornecimento. Antes do artefato tecnológico, as empresas faziam diversas pesquisas com o consumidor por meio de ligações ou entrevistas porta a porta e nos era informado que o uso de nossas informações serviria a base de dados da empresa. Usar os dados de milhões de pessoas que nem ao menos tem ideia disso e ainda mais, dados extremamente pessoais é um crime a privacidade humana.
Questão 2:
- A) Descreva a estratégia de persuasão que a Cambridge Analytica utilizou com eleitores indecisos ou suscetíveis a mudanças de opinião nas eleições presidenciais nos EUA em 2016 e na campanha do Brexit.
A CA, separou as zonas em favoráveis e mistas a votar no presidente americano Donald Trump. A zonas favoráveis, viam propagandas que mostravam uma imagem “triunfante” do candidato, enquanto as zonas desfavoráveis, onde residia os indecisos e suscetíveis a mudança, viam posts atacando seus principais concorrentes políticos, sendo acusados de irresponsabilidade e expondo possíveis erros ou crimes. Mesmo nenhuma das postagens sobre seus concorrentes políticos, serem filtradas a respeito de serem reais ou não.
- B) Apresente considerações do grupo sobre a abordagem realizada sob a ótica da violação dos direitos humanos e de pelo menos uma outra perspectiva a critério do grupo.
Duas principais violações merecem ser debatidas sobre o caso. A primeira é o fato das informações de milhões de usuários estarem sendo usadas sem os seus conhecimentos. Pouco da questão da privacidade na internet é falada, grande parte dos usuários não tem conhecimento de como as empresas obtém seus dados e praticamente não existem leis que limitam questões como, o quanto as empresas podem acumular dos nossos dados e como podem utilizados. A segunda questão é o uso de Fake News; Slogans e discursos que promovem ódio. Esse tipo de marketing agressivo que gera consequências como ódio e comportamento nocivo não devem ser toleradas. A internet sendo usada para propósitos de polarização, gera estragos enormes a sociedade e podem levar a comportamentos nocivos inclusive fora dela.
Questão 3:
“No que tange às eleições norte-americanas de 2016, no contexto da disputa entre Hilary Clinton e Donald Trump, jovens macedônios produziam material com o conteúdo que parcela do eleitorado americano “queria ver”, não se importando se as notícias eram verdadeiras ou falsas, nem se tais atos iriam influenciar as eleições ou não. O que importava era ganhar dinheiro, sendo estimado que tais jovens auferissem em torno de 1,8 mil euros ao mês. ”
(KIRBY, Emma Jane. A cidade europeia que enriquece inventando notícias – e influenciando eleições. BBC News– Brasil, 12 dez. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38206498.)
...