Estudo de Caso Equiploc
Por: Emiy • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.993 Palavras (20 Páginas) • 126 Visualizações
ETEC ALBERT EINSTEIN
Curso de Secretariado
ESTUDO DE CASO
Equiploc
São Paulo - SP
Junho de 2016
ETEC ALBERT EINSTEIN
Curso de Secretariado
ESTUDO DE CASO
Equiploc
Alunas: Daniele Jacob
Emily Amorim
Geisa Ferraz
Nathalia Lima Queiroz
Renata
Roselita Jorge
Thalia Ferreira
Prof.ª Orientador: Fabrizio Justino
São Paulo - SP
Junho de 2016
SUMÁRIO
Introdução
Proprietário Controlador
Funcionários desmotivados
Assédio
Sigilo
Treinamento de Líderes
Comunicação
Departamento Financeiro
Share de mercado
Conclusão
Missão, Visão, Valores
Referências bibliográficas
Introdução
Nossa consultoria irá auxiliar a empresa Equiploc nos diversos problemas que estão enfrentando atualmente, dentre elas estão os funcionários desmotivados, um proprietário controlador, um share de mercado desorganizado, falta de comunicação dentro da empresa e denúncias de assédio moral, problemas que toda empresa pode enfrentar um dia ao longo da sua existência.
Reverteremos esta situação implementando medidas imediatas que darão retorno a curto e a longo prazo.
Proprietário controlador
O proprietário da Equiploc é uma pessoa extremamente controladora com os processos da empresa, devido a isso muitos processos que poderiam ser delegados aos diretores, e gerentes são realizados por ele, consequentemente, a demora na resolução dos problemas, e andamento dos processos, leva a empresa a perder vendas e clientes
Solução:
Fazer a divisão das decisões que antes eram tomadas somente pelo proprietário, passando assim para os gerentes, dando mais crédito, responsabilidades e confiança para os mesmos.
Fazer com que o proprietário perceba que ele pode delegar decisões sobre os departamentos aos seus respectivos gerentes, que com a tomada de todas as decisões feitas por ele, os processos dentro da empresa ficam atrasados, assim, gerando uma perda de confiança por parte dos clientes da Equiploc.
Uma reunião será feita com o proprietário e seus gerentes afim de comunicar as decisões que serão tomadas apenas pelo proprietário e as que serão tomadas pelos gerentes, respectivamente.
Funcionários desmotivados
A satisfação e motivação dos funcionários é a primeira ação para o sucesso de uma organização, sendo uma das maiores motivações deles, uma liderança extremamente preparada e desenvolvida, pois isso sim os retém na empresa. No passado, as pequenas empresas passaram a pagar bônus, enquanto as empresas mais modernas do mundo abandonarão este tipo de ação e passaram a oferecer um salário justo, mas, não é isso que faz com que as pessoas se movimentem e desempenhem seu trabalho com qualidade. Os funcionários procuram empresas fortes e, que ofereçam condições de trabalho satisfatório.
O profissional que trabalha numa empresa com uma boa política de RH, em aspecto de motivação e respeito, se sente mais integrado na equipe e tem um rendimento maior. Mas, quando é colocado o fato da remuneração variável, esse aspecto motivacional comportamental acaba se diluindo no todo da compensação financeira.
O que realmente motiva é a liderança, pois é isto que faz com que as pessoas pensem e participem dos objetivos da empresa, tendo colaboradores com objetivos claros, desde o operacional até o presidente da empresa. Impor objetivos individuais, porém, alcançáveis e atraentes, acompanhado de um elogio do chefe, dando um reconhecimento e, valorizando assim, o seu funcionário. Acredita-se que existem diversos fatores que aumentam a satisfação dos profissionais, no entanto, a remuneração continua sendo o MAIOR fator motivacional.
Funcionários satisfeitos com seus trabalhos e, que se sentem respeitados e reconhecidos por aquilo que desenvolvem, passam a fazer muito além de suas obrigações, preocupando-se com o andamento da empresa. Todos precisam estar motivados, mas para que isso ocorra à própria organização deve se preocupar com o bem de seus colaboradores e oferecer condições favoráveis de trabalho.
Funcionários desmotivados
Devido a constantes divergências entre a diretoria de vendas, e de Locação/Manutenção, o clima organizacional nessas áreas ficou insuportável, levando a uma grande quantidade de demissões voluntárias.
Solução:
Devido à instabilidade de funcionários dentro da empresa Equiploc, algumas mudanças foram sugeridas:
- Comissão compensadora de esforços:
Ao atingir a meta estabelecida o vendedor que obtiver maior ponto recebera uma comissão compensatória pelos seus esforços, estabelecida de acordo com o objetivo alcançado entre a premiação que a empresa pode possibilitar ao seu colaborador é uma viagem no final de semana em família ou com um acompanhante a sua escolha.
- Datas Especiais:
Dia da Mulher, a Equiploc recebera as suas colaboradoras com rosas; na Páscoa, oferecera ovos de páscoa; no Dia do Trabalho, expressara o seu agradecimento; no Natal, oferecera cestas natalinas e brinquedos para os filhos de seus colaboradores.
- Apadrinhamento de uma criança:
Incentivará para que os funcionários apadrinhem uma criança, voluntariamente, de creches. Mostrando assim, à importância que é dada às crianças e a família e mostrando aos funcionários a importância de se doar à essas crianças. Imagine, que depois de catorze anos, uma dessas crianças que foi apadrinhada, cresceu. E, ao conhecer a Missão, Visão e Valores de sua empresa, percebeu que já foi uma das crianças que haviam sido aparadas. Com isso, ela passa a apadrinhar outras crianças e a valorizar a organização do qual trabalha, com muito mais motivação.
...