Estudo de Caso McDonald's
Por: Valquiria Karvalho Sousa • 12/7/2020 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 1.019 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CURSO: Bacharelado em Administração
DISCIPLINA: Organização, Sistema e Métodos
ALUNO | VALQUIRIA DE CARVALHO SOUSA |
POLO | MADEIRO-PI |
ATIVIDADE 1
Após assistir ao vídeo faça um resumo apresentando os aspectos de O, S & M contidos no caso apresentado;
O vídeo conta a história de uma das maiores franquias mundial de fast-food que transformou o mercado e o jeito de se consumir hambúrguer: O MC Donald’s. Os empresários Drick e Mac McDonald’s foram responsáveis por abrir uma das maiores redes de Fast-Food do mundo. O grande responsável pelo crescimento e expansão da marca, e por tornar o McDonald’s tudo o que ele representa no mundo atualmente, foi o empresário Ray Kroc, um vendedor de maquinas de Milk-shakes que conseguiu enxergar uma grande oportunidade de negócios por trás do pequeno restaurante dos irmãos.
O sistema McDonald’s foi criado em 1941, com produtos e equipamentos customizados, através de um sistema de franquias, tem em seu processo operacional um objetivo de alcançar consistência e uniformidade em todas suas lojas. O aperfeiçoamento do sistema operacional McDonald’s só foi possível graças à restrição do cardápio em dez itens, fato que possibilitou a especialização e uniformização padronizada.
Todas as tarefas executadas na cadeia de Fast-Food, os tempos e os movimentos são rigorosamente cumpridos pelos funcionários. A politica de RH do McDonald’s é que todos os funcionários são especializados e treinados para atuarem em todas as tarefas do restaurante. A empresa possui programas motivacionais para homenagear o funcionário. Toda a rede McDonald’s conta com mais de 50 mil funcionários no Brasil. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A filosofia do McDonald’s é dedicada exclusivamente à tarefa de preparar refeições e servi-las aos clientes. Atualmente a empresa já atua em parceria com cerca de 200 fornecedores. Sendo que alguns são exclusivamente dedicados à marca McDonald’s cujas empresas foram estruturadas de acordo com os exigentes padrões.
Com base na história do vídeo, podemos observar os seguintes aspectos de O, S & M:
- A organização deve está em sintonia com todos os funcionários, com ordenação e agrupamento de atividades, rapidez para entregar ao cliente o mesmo produto, com a mesma qualidade e a mesma rapidez por todo mundo. A empresa desenvolveu uma ciência para cada elemento de trabalho de um homem, dividir, de forma eficiente o serviço, a responsabilidade e autoridade dos gestores e dos trabalhadores. É preciso selecionar, treinar e ensinar de forma a desenvolver o trabalhador e passar para os mesmos os valores da empresa e a melhor maneira de conduzir o seu trabalho. É visível no McDonald’s a importância de cadeia de comando;
- Taylon enforca o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho do chão de fabrica, no McDonald’s, isso tudo acontece de uma forma perfeitamente padronizada e organizada de modo que cada movimento do funcionário é cronometrado e previsto, criando-se um tempo certo –ideal- para realização de cada tarefa;
- O primeiro tipo de departamentalização identificado é o funcional, na McDonald’s podemos identificar áreas como Marketing, financeira, RH, produção, Administrativa. Outro tipo de departamentalização muito importante para a empresa é o por processos onde visam a importância do processo de produção. Outra departamentalização também presente na McDonald’s é a por produto, uma vez que a mesma separa em suas lojas o setor de lanches e o de sobremesas. Também podemos identificar na McDonald’s a departamentalização por território, uma vez que, a empresa possui diversas lojas de franquias no mundo todo.
...