Analise Estudo de Caso McDonald’s
Por: Rodrigo Tiago • 3/7/2020 • Projeto de pesquisa • 795 Palavras (4 Páginas) • 846 Visualizações
Análise Macro – Estrutural: Estudo de Caso McDonald’s
- Identifique o principal problema para o McDonald’s
O McDonald’s pela sua história e suas características, tem sua imagem fortemente ligada aos EUA e tudo que representa, sendo tido como um símbolo do capitalismo, tendo, inclusive, seu principal produto adotado como referência de preços e indicador econômico. Aliado a isso, os produtos que comercializa são, sabidamente, em sua grande maioria, muito calóricos e poucos saudáveis. Tudo isso vem contribuindo para um desgaste da imagem do McDonald’s.
- Analise o ambiente macro- estrutural e priorize os fatores de influencia?
No texto fica bem claro que outras empresas comercializam produtos e serviços, diferentemente do McDonald’s que, na verdade, vende a confiança nos produtos com qualidade, na segurança das instalações e nas condições sanitárias.
Ao setor financeiro cabem medidas um pouco menos complexas, com relação à crise de imagem, pois uma adequação nos preços ou criação de eventuais promoções pode ajudar a contornar o cenário de crise financeira e continuar a vender. O fator politico, Também se torna um fator de influencia em que as pessoas associam a empresa ao capitalismo e a globalização.
- Identifique as oportunidades e ameaças para estes fatores?
Identificando as oportunidades percebe-se que tudo giram em torno da venda de alimentos saudáveis e alimentos vegetarianos, que poderão ampliar e agradar o público que são consumidores desse tipo de alimentação. A empresa já trabalha esta implantação, com um cardápio diversificado, incluindo essas opções. Existe, ainda, uma preocupação do público com as embalagens e canudos plásticos, o que tem feito à empresa tomar medidas para excluir esse tipo de material, substituindo canudos de plástico por papel, assim como todo o restante das suas embalagens plásticas.
As ameaças surgem através das associações de alimentos comercializados com os problemas de saúde, enfrentados pela sociedade moderna, como a obesidade. Mesmo aderindo medidas para apresentar novas opções saudáveis em seu cardápio, a imagem das redes de Fast Food já associada à alimentação não saudável, se torna uma grande dificuldade.
[pic 2]
4. Quais tendências são relevantes para o caso? Quais suas consequências?
O que com certeza chama mais atenção são as tendências de lançamento, como por exemplo, de um hambúrguer artesanal vendido fora da caixinha e a entrada da grande rede em Food Trucks, mas sim a reação do McDonald’s frente à mudança do comportamento do consumidor abordando, por exemplo. O momento do almoço também com ênfase em suas campanhas.
As consequências acabam dando maior retorno ao McDonald’s e também maior visibilidade do público para a marca. Desta forma sempre inovando e reciclando seu cardápio com o gosto do cliente, proporcionando uma maior satisfação ao mesmo em um saboroso lanche artesanal.
5. Descreva a complexidade sócio empresarial?
A complexidade está em reverter à imagem da empresa. No tipo de crise que o McDonald's atravessa, discussão gira em torno da imagem. Também é uma crise de confiança, uma crise de credibilidade, uma crise de reputação. As empresas comercializam produtos e serviços, mas vendem na verdade confiança em seus produtos. Não importa o tamanho da organização, o cliente só a procura com base na percepção, que pode ser mais ou menos científica, de que está seguro com a opção feita.
A imagem associada pelas as pessoas, que o alimento vendido contribui com o aumento da obesidade, e que a empresa possui um forte simbolismo globalizado e capitalista, tem feito diminuir a capacidade que ela tem de fazer com que os outros confiem nela
6. Quais tipos de impacto a empresa provoca no ambiente?
Poluição de cursos de água, os solos arrasados, consumo excessivo de energia elétrica e grande quantidade de papel para utilização de suas embalagens.
7. Como minimizar estes impactos?
Os restaurantes do McDonald’s que possuem drive-thru e utilizam cisternas ou caixas d’água para armazenar água das chuvas, reutilizam essa água na limpeza de calçadas e em descargas de banheiros. Com isso, a empresa conseguiu, até agora uma redução em seu consumo de água.
...