Estudo de Caso - Qualitativo e Quantitativo
Por: Nataliagermano25 • 24/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco[pic 3][pic 4]
Centro Acadêmico do Agreste
Curso de Administração
Disciplina: Métodos de pesquisa em Administração
Professora: Ana Márcia
Turma: Manhã-3
Discentes: Kettuly Karolayne de Lima Muniz
Nádia Avelino de Carvalho
Natália de Cassia Germano Nunes de Assis
Raíssa Gabriela Ferreira da Silva
ESTUDOS DE CASO QUALITATIVO E QUANTITATIVO
Caruaru
2018
Segundo Stablein (2011), os estudos de caso foram bastante utilizados nas primeiras produções na área de estudos organizacionais. Platt (1992), ao fazer uma pesquisa sistemática sobre as referências ao termo “estudo de caso” na literatura americana sobre metodologia, constata que, nos anos de 1920 e 1930, já se identificam livros-textos, artigos e monografias.
Definição e características
Em 1952, Goode e Hant (1968), caracterizaram o estudo de caso “um método de olhar a realidade social” que utiliza um conjunto de técnicas de pesquisa usuais nas investigações sociais como a realização de entrevistas, a observação participante, o uso de documentos pessoais, a coleta de história de vida. Para isso, utilizam-se aquelas propostas por Merriam (1988) e que destacam o seu caráter particularista, descritivo e indutivo. É também característica do estudo de caso a heurística, auxiliando o pesquisador na compreensão e descoberta de novos significados para aquilo que está sendo estudado.
Tipos de estudo de caso (descritivo, interpretativo e avaliativo)
É caracterizado descritivo quando apresenta um relato detalhado de um fenômeno social que envolva, por exemplo, sua configuração, estrutura, atividades, mudanças no tempo e relacionamento com outros fenômenos. O interpretativo, além de conter uma rica descrição do fenômeno estudado, busca encontrar padrões nos dados e desenvolver categorias conceituais que possibilitem ilustrar, confirmar ou opor-se a suposições teóricas. O avaliativo quando a preocupação é gerar dados e informações obtidos de forma cuidadosa, empírica e sistemática, com o objetivo de apreciar o mérito e julgar os resultados e a efetividade de um programa.
Quando usar o estudo de caso
Para Hartley (1995), os estudos de caso são especialmente úteis quando o pesquisador deseja compreender os processos e interações sociais que se desenvolvem nas organizações.
Aspectos importantes para realizar um estudo de caso
Dentro de cada caso, existem, provavelmente, múltiplos espaços a ser visitados, eventos ou atividades a ser observados, pessoas a ser entrevistadas e documentos a ser examinados. O pesquisador caberá decidir onde, quando, quem, o que, e como observar.
Rigor no estudo qualitativo (critérios a serem atendidos)
A questão do rigor, ou seja, do atendimento a critérios que possam atestar a qualidade de um estudo de caso qualitativo, passa pelo entendimento do significado que se atribui aos conceitos de fidedignidade, validade e generalização na pesquisa. Para uma pesquisa ser inteiramente válida suas conclusões devem estar apoiadas nos dados.
O que é mais estudado e difundido, o conhecimento científico, se apresenta para Fachin (2003) como o resultado de uma investigação que segue uma metodologia, baseada na realidade de fatos e fenômenos capaz de analisar, descobrir, concluir, criar e resolver novos e antigos problemas. Em Ramos; Ramos; Busnello (2005), o mesmo conhecimento só é realizado quando trabalhado em dados e fatos.
...