Estudo de Caso Sigma
Por: Laís Novais Giranda • 20/6/2022 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Estudo de Caso:
Declínio e melhoria de atuação do Conselho de Administração e da Governança Corporativa da Sigma Industria, Comércio e Serviços S.A.
A Sigma indústria, Comércio e Serviços S.A. é uma empresa holding operativa que tem participação acionária – controladora – em quatro empresas de equipamentos aeroviários em 16 aeroportos localizados em três países da América do Sul.
Há cerca de cinco anos, a Sigma implementou um plano estratégico para o desenvolvimento de seus negócios, bem como consolidou um modelo de gestão baseado em Governança Corporativa, os quais, nos primeiros dois anos, proporcionaram resultados interessantes, mas que nos últimos anos tem apresentado problemas administrativos e de resultados gerais na Sigma.
Diante desse contexto, os proprietários resolveram contratar um profissional especialista – você̂ – para revigorar a Sigma e seus negócios.
O organograma representativo da atual estrutura organizacional da Sigma é apresentado a seguir:
Os negócios atuais da Sigma são:
• serviços de transportes internos de passageiros nos aeroportos (saguão/avião/saguão);
• serviços de armazenagem de produtos e equipamentos nos aeroportos;
• serviços de transportes internos de produtos e equipamentos nos aeroportos (armazéns/avião/armazéns); e
• serviços de transportes internos de malas e bagagens nos aeroportos (esteiras/avião/esteiras).
Em seu plano estratégico existe o estudo – em princípio viável – de lançamento de um novo serviço, representado por produtos preparados para alimentação a bordo (catering).
Quando da análise das razões dos resultados decrescentes da Sigma, você̂ identificou que o foco do problema estava na atuação da Governança Corporativa e, principalmente, do Conselho de Administração.
O estatuto social da Sigma está muito bem elaborado e detalhado, apresentando todas as atribuições básicas dos diversos órgãos integrantes da Governança Corporativa.
Entretanto, nesse momento você̂ identificou o primeiro problema da Sigma, representado pela não especificação de responsabilidades importantes, mas que normalmente não aparecem nos estatutos sociais, tais como os detalhes de algumas atribuições inerentes ao plano estratégico, ao orçamento, à análise de projetos, à análise dos concorrentes, entre outros assuntos.
1. Portanto, o seu primeiro trabalho é identificar as principais atribuições inerentes à gestão que devem ser alocadas nos diversos órgãos da Governança Corporativa da Sigma.
Você̂ pode considerar dez atribuições de gestão por órgão da Governança Corporativa, separadas por atribuições de planejamento, de organização, de direção, de gestão de pessoas e de controle.
2. O segundo problema que você̂ identificou foi o inadequado processo de comunicação entre os órgãos integrantes da Governança Corporativa da Sigma.
Entre os fatores de influência dessa situação você̂ identificou
...