Estudo de Caso Vanilla Caffé
Por: Leandro Condeixa • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 557 Visualizações
Estudo de caso Vanilla Caffé
I. Análise do mercado
a. Análise do ambiente interno
Na análise do ambiente interno, apresentamos os pontos fortes e fracos da organização. Após um breve diagnóstico inicial detectamos três principais pontos fortes e fracos.
Pontos fortes:
- Promoção de Vendas: A empresa possui apelo agressivo em suas ações de promoção de venda com distribuição de ingressos de cinema, degustação de produtos e Merchandising. Gerando compra por impulso e aumento do ticket-médio.
- Assessoria de imprensa: A forte utilização da assessoria de imprensa, faz com que a empresa figure em periódicos gratuitamente, de três a vinte vezes por mês, fazendo com que a empresa seja mais lembrada pelos consumidores.
- Apoio ao franqueado: Em seu apoio sólido ao franqueado a empresa estimula seu crescimento, fortalece o modelo de negócio, acelerando o crescimento e expansão de sua rede.
Pontos Fracos:
- Ambiente (despadronizado): Lojas diferem muito uma da outra, causando confusão, falta de posicionamento e dificultando a identidade da marca.
- Pouca adequação ao novo público alvo: Cardápio com refeições como almondegas, massas etc. e lojas pouco aconchegantes e com ambiente mais sofisticado prejudicam a identidade e posicionamento de cafeteria da empresa, junto ao seu novo público alvo.
- Baixa Cobertura: O fato da empresa possuir poucas lojas em poucas cidades dificulta sua economia de escala e a admiração da marca por parte dos clientes.
b. Análise do ambiente externo
Na análise do ambiente externo, apresentamos as oportunidades e ameaças da organização. Após um breve diagnóstico inicial detectamos três principais pontos oportunidades e ameaças.
Oportunidades:
- Reposicionamento para público Jovem: O crescimento do Jovem no mercado de trabalho e sua inserção mais cedo no mercado de consumo, torna esse público extremamente atraente para ser explorado.
- Apoio do governo para empreendedores (franqueados): Com o aumento de incentivos, mais empreendedores estarão buscando franquias, possibilitando a expansão da rede pelos estados e cidades ainda não explorados.
- Crescimento da classe média: Esse crescimento gera maior interesse no varejo de consumo e entretenimento.
Ameaças:
- Aumento da rivalidade entre os concorrentes: que poderá atrapalhar a expansão da rede.
- Aumento significativo do preço do café: que impactaria o preço do produto final ao consumidor, gerando redução de lucros.
- Mudanças desfavoráveis da legislação de franquias: que poderia desestimular os empreendedores, se tornando uma barreira de entrada.
c. Análise SWOT.
[pic 1]
Após a realização da Matriz SWOT, percebemos que a maior concentração percentual está no primeiro quadrante, apontando para um diagnóstico de sucesso, crescimento, empresa provavelmente capitalizada, sugerindo então que se iniciem novos serviços, se expanda geograficamente, construa mais capacidade e invista na experiência dos clientes.
d. Segmentação
Atualmente a empresa se direciona para homens e mulheres, executivos de empresa, que utilizam o espaço para tomar café com seus clientes e fazer refeições rápidas enquanto respondem seus e-mails.
...