Estudo de Caso Whelan
Por: carlosxes • 4/11/2018 • Resenha • 750 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Fichamento de Estudo de Caso
Carlos Eduardo Soares
Trabalho da disciplina: Logística e Legislação Tributaria,
Tutor: Prof.ª Elca Barcelos Alves
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso :
Whelan Pharmaceuticals:
Fatores Fiscais e Seleção Global de Local
Neste caso o comitê de localização e suprimentos da Whelan Pharmaceuticals se reuniram para discutir em qual local seria produzido seu novo produto chamado de “Varex”. Foram citados quatro possíveis locais, porém, cada um desses locais possuem características diferentes, o que hoje é bem comum, pois todos os pais seguem sua politica interna de comercio, apresentando assim em alguns casos benefícios ou isenções com o intuito de atrair novos investidores, seja ele, estrangeiro ou local. Nesse mesmo contexto temos também politicas protecionistas que visam proteger o mercado interno.
Em um ponto da reunião foi colocado que todos os estágios de fabricação seriam posicionados em um só lugar, a fim de simplificar a cadeia logística de produção e reduzir os riscos e custos com os transportes de produtos, dando o ponto que não será necessário transportar insumos entre pontos de produção e envase.
Vale ressaltar que antes de começarem a procurar pelo possível local de fabricação, realizarão uma pesquisa de mercado que identificou alta demanda nos mercados internos e externos. Com isso, cada gestor levantou argumentos favoráveis a produção no local que mais traria benefícios ao seu departamento, seguindo hipóteses que embasaria sua opinião.
A Europa Continental surgiu como uma possibilidade viável para produção, devido aos benefícios e a regulação de preço de venda, o que poderia alavancar as vendas, não só do novo produto, mas também como dos demais produtos do catalogo. Podendo ainda surgir melhores condições, que ficariam condicionadas a competição de outros países no mesmo mercado. Também traria a condição da empresa aumentar sua presença no mercado Europeu, colocando-a assim em uma posição de boa posição no mercado global. Porém, esse mercado possui um ponto fraco que é a alta taxa de impostos e só seria um mercado vantajoso em comparação aos demais mercados se houvesse uma redução da carga tributaria nos EUA e ou na Europa.
A condição de produção em Porto Rico, trará muitos benefícios fiscais, onde no passado a empresa que é objeto de estudo de caso em questão, se beneficiou da isenção de impostos. A Seção 936 isenta permanentemente os impostos locais que forem inferiores aos 34% dos EUA, no entanto esta Seção pode ser extinta, o que traria muitas dificuldades no futuro. A taxa baixa de impostos de Porto Rico, sendo 17%, mais 5% de imposto de renda e 10% se dinheiro for repatriado de imediato, caso o montante fique como investimento em Porto Rico por aproximadamente 10 anos, ao final desse período, não haverá incidência desse imposto.
...