Estudo de Caso Zappin e Creditado
Por: Leandro Pellegrino • 12/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.930 Palavras (12 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1]
MBA em Gestão Financeira:
Controladoria e Auditoria
Turma – TEGFC 15
Coordenador Acadêmico: Dr. Carlos Alberto do Santos Silva.
Local de Realização:
CONEXÃO/SP.
Guarulhos/SP
Prof. Fábio Lopes Soares
CONTROLADORIA
-TRABALHO: ESTUDO DE CASO: A EMPRESA CREDITUDO E ZAPPIN
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E
AUDITORIA
Nome :Leandro de Lima Pellegrino
SUMÁRIO
Introdução
1 – GECON
2 – Análise empresa Zappin e Creditudo
3 – Contas a Pagar/ Contas a Receber.
4 – Controle Interno
5 – Ciclo Operacional x Ciclo Financeiro
6 – Gestão de Risco
7 –Governança Corporativa
8 – Balanced Scoredcard (BSC)
9 – Conclusão
Introdução
Realizaremos um estudo de caso de Zappin e Creditudo, neste trabalho, analisaremos os principais problemas enfrentados pela empresa e mostraremos como o controle pode trazer melhorias.
À medida que o mercado continua a mudar, a competitividade aumenta e a demanda do consumidor, a empresa precisa de uma estrutura projetada para sobreviver e fornecer informações rápidas e precisas. Neste caso, a controladoria desempenha um papel de extrema importância, pois fornece informações precisas para a tomada de decisão e informações sobre outras áreas da empresa para acionistas, parceiros e gerentes da empresa
O controller se concentra estritamente no controle do processo, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões, fornecer informações efetivas e aumentar a transparência, maximizando assim sua lucratividade. Nesta base, apresentaremos o modelo GECON para melhorar o modelo para alcançar os resultados planejados, melhorar a eficiência e a satisfação do cliente.
- GECON
O modelo GECON começou a ser estruturado por Catelli nos anos 70, é um modelo de gestão econômica com ênfase na administração por resultado econômico, que visa a eficácia empresarial e a eficiência das atividades operacionais da empresa. O modelo compreende nos seguintes elementos: modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico.
Para Catelli, os modelos tradicionais pouco serviam no processo de tomada de decisão. Para ele, o melhor indicador da eficiência é por resultados econômicos de cada área.
-Gestão empresarial
O modelo de gestão empresarial visa melhorar a eficiência econômica, estabelecendo os princípios, normas, práticas, idéias e valores das decisões de gestão da empresa
-Gestão empresarial
O sistema GECON melhora a transparência regional e uma maior participação cada região tem a responsabilidade de obter resultados, e os resultados em todas as áreas levarão em conta tarefas pré-determinadas para permitir que a empresa alcance resultados.
O sistema está estruturado de acordo com a missão da empresa e tem como objetivo orientar seu desempenho com base na existência real da empresa
-Mensuração do resultado econômico
O modelo pode identificar, medir e relatar os resultados da empresa, separando, assim, os resultados financeiros e operacionais. Nesse modelo, o valor da empresa aumenta ou diminui de acordo com a propriedade do ativo no mercado
Acreditamos que o modelo GECON é ideal para Creditudo e Zappin, pois é um modelo composto por sistemas de informação e sistemas de gerenciamento.
2.Análise empresa Zappin e Creditudo
Para implementar o Sistema de Gestão Econômica e da Informação (GECON), diagnosticamos os controles de Zappin e Creditudo.
A loja Zappin foi fundada pela família Soprano na década de 1970, para vendas de bens de consumo não duráveis. Com o tempo, suas pequenas vendas transformaram-se em grandes supermercados, com produtos de diversas naturezas,inclusive bens duráveis. Após a década de 90, passou a vender a prazo e constituiu novo braço comercial: uma operação financeira que realizava cobrança a juros de mercado, de produtos duráveis comercializados na então conhecida Loja Zapinn.
Após uma análise detalhada da Creditudo, podemos destacar vários pontos-chave da situação da empresa:
- Um período de retorno do investimento muito longo, resultando em uma incompatibilidade entre contas a pagar e contas a receber, resultando em problemas de fluxo de caixa.
- Falta de controle interno, resultado da decisão inicial do Sr. Soprano de não contabilizar todas as operações comerciais, o que resultará na falta de controle dos estoques e recursos financeiros da empresa. Além disso, todos os controles internos são executados pelas planilhas da EXCEL. Essa falta de controle impede o Sr. Soprano e os investidores de entenderem completamente a situação dos negócios da empresa, e podem encontrar problemas com o departamento tributário e é difícil obter empréstimos dos bancos. É difícil localizar o problema, resultando em um erro e não pode ser corrigido.
-Não há padrões de empréstimos estabelecidos por terceiros.
-Como os consumidores começam a reclamar com a agência reguladora (BACEN) e a mídia de que não assinaram um empréstimo e são negativos, pode haver um comportamento fraudulento ao emitir empréstimos
Também analisamos alguns indicadores importantes que mudaram na empresa entre 2016 e 2017 e podemos diagnosticar que a taxa de inadimplência aumentou significativamente e o ROI diminuiu. A rotatividade e o número de clientes da Creditudo aumentaram, mas devido a vários problemas, não foi possível honrar suas promessas e pagar seus funcionários. Nesse caso, acreditamos que a empresa precisa de novos investimentos de capital, uma revisão do processo e um novo modelo de controlador a ser implementado.
...