Estudo de Caso da Fox Conn Tecnology
Por: robadey1 • 15/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.960 Palavras (8 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso Fox Conn technology Group
Fábio de Araújo Robadey
Trabalho da disciplina
Cadeia de suprimentos, armazenagem e movimentação.
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Ribeirão Preto
2020
ESTUDO DE CASO EMPRESA FOX CONN TECHNOLOGY GROUP
Referências: Soares, Sergei; “Desigualdade, Educação e Pobreza no Brasil”; IPEA, 2002.
A Fox conn Technology Group é uma grande empresa de origem chinesa, que seu negócio está no atendimento a vários líderes globais na prestação de serviços de design, desenvolvimento, fabricação e montagem de computadores, smartphones e outros equipamentos eletrônicos de entretenimento em geral. Como estratégia de concorrência, a empresa utiliza as cinco forças competitivas de Porter, analisando cada cenário, conseguindo ser líder nos negócios em comparativo a seus concorrentes.
A sua grande vantagem competitiva está relacionada em seu baixo custo operacional, e isso possibilitou a contratação de seus serviços para as grandes empresas líderes mundiais, que buscam produzir seus produtos com custos reduzidos e aumentar a sua margem de lucro.
No cenário atual de grande competitividade, economias globalizadas, tempos cada vez mais comprimidos e demandas muito exigentes, a aplicação dos conceitos da cadeia de suprimentos tornaram essenciais para as empresas que buscam competir no mercado. A integração de todos os participantes da cadeia de suprimentos visam exatamente proporcionar às empresas, elementos competitivos alinhados aos fundamentos estratégicos da logística, que são aumentar o nível de serviço aos clientes e reduzir e otimizar custos.
A Fox conn se tornou líder no mercado no seguimento de prestação de serviços e fabricação para grandes empresas, porém devido a uma série de tentativas de suicídio por funcionários, a empresa passou por grandes dificuldades para manter-se viva e competitiva no mercado, pois seus processos produtivos foram negativamente avaliados, gerando algumas preocupações e incertezas de seus clientes e parceiros locais e internacionais.
A empresa teve início de suas atividades no ano de 1974, e uma das suas grandes características era a vantagem competitiva no mercado devido aos seus baixos preços de custo de fabricação. Um modelo de gestão de cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de aumentar o rendimento de todas as etapas de logística, resultando na satisfação do cliente
final. Essas etapas consistem em planejamento do equilíbrio entre oferta e previsão de demanda, relacionamento com fornecedores, fabricação, armazenagem, entrega e serviço de atendimento ao cliente. A contratação de mão de obra barata na China é uma realidade devido a sua grande população e necessidade de alocação profissional das famílias, e observando essa oportunidade a Fox Conn m utilizou favoravelmente esse capital humano barato para expandir o seu negócio e ter crescimento empresarial em seu negócio.
A empresa foi alcançando novos territórios, aumentando seu poder de produção, abrindo filiais e gerando mais postos de trabalho, chegando a ter cerca de 800 mil funcionários. Com sua grande expansão, e com a estratégia de produzir cada vez com menores custos, a empresa estabeleceu um grande parque industrial com linhas de fabricação, dormitórios, restaurantes, agências bancárias, supermercados, hospital, áreas de lazer e outras demais atratividades. A empresa possuía um grande número de funcionários e a maioria deles recebia o benefício de moradia dentro do parque industrial. Na visão de cadeia de suprimentos a empresa aplicou o custo de oportunidades, onde decidiu entrar com remuneração a um investimento estrutural que viria trazer melhores oportunidades em reduções de custos por estar aproximando todas as suas necessidades da cadeia produtiva em um único lugar.
O fundador da empresa buscava colocar em mente de seus funcionários a forte ideologia que a empresa era mais importante que o próprio bem deles, e o parque industrial foi considerado uma estratégia para que essa ideologia fosse aplicada na vida de seus funcionários, pois os mesmos moravam no local e para que continuassem trabalhando na empresa, era exigido extrema lealdade.
A metodologia de trabalho da empresa era tensa e cansativa, pois os funcionários trabalhavam sobre forte pressão. Todo o parque industrial era extremamente monitorado, os serviços realizados eram monótonos e repetitivos, pois cada grupo de funcionários eram qualificados apenas para um tipo de serviço produtivo, não havendo oportunidades para aprendizado em outros processos. O monitoramento era constante, ao ponto de terem horas
específicas para ida a banheiros. O ambiente de produção também não era muito agradável,
constantemente havia assédio moral, como gritos, agressões e advertências verbais em público aos funcionários. A carga horária de trabalho chegava até 12 horas diárias, sendo uma prática normal da empresa a realização de horas extras com remuneração muito baixas.
Estudos de universidades chinesas observaram que o nível de instrução educacional dos funcionários da Fox conn tinham uma minoria com nível superior, e estes eram selecionados para trabalhos em escritórios e outras funções administrativas, porém a grande maioria dos funcionários não possuíam nível superior, e estes trabalhavam em linhas de fabricação, sendo com baixos salários, ocasionando enorme desigualdade de oportunidades de crescimento profissional e falta de motivação para investimento em suas carreiras.
...