TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Harvard Nestlé Gestão Estratégica

Por:   •  8/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

  Nestlé SA: Estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar

[pic 4]

Resumo

Em 1997, a Nestlé se comprometeu com uma visão estratégica de se tornar a empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar (NHW) no mundo. Nos 13 anos seguintes, a estratégia da NHW orientou decisões e escolhas estratégicas na Nestlé, incluindo opções de fusões e aquisições, estratégias para melhorar produtos e inovações em embalagens que ajudaram a Nestlé a ganhar credibilidade com o consumidor na NHW, aumentar as margens de lucro, continuar forte crescimento e diferenciar a empresa.

Objetivo do aprendizado

Para examinar como a Nestlé usou um compromisso estratégico para orientar os investimentos/desinvestimentos da empresa, foco em inovação, estratégia de P&D e posicionamento estratégico. O foco é que o aluno entenda o comprometimento e o apoio inabalável à estratégia e também nas decisões difíceis que uma grande empresa enfrenta quando partes de seus negócios podem não estar de acordo com sua estratégia.

Questões propostas:

Questão 1

Fundamente a nova visão estratégica da Nestlé em se tornar a empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar (NHW) no mundo, com base nas análises dos componentes micro ambientais no ambiente competitivo que a empresa se encontrava:

Fortalezas:

 - Maior empresa alimentícia do mundo;

- Enorme quadro de funcionários e estrutura bem definida (cerca de 280 mil colaboradores);

- Alta pulverização no mercado global (presente em cerca de 130 países);

- Portfólio amplo de produtos e marcas;

- Alto capital financeiro

Fraquezas:

- Empresa muito densa e detentora de marcas mais tradicionais, isso dificulta a implementação de novas ideias internamente;

- Detém marcas que não sei encaixam na nova visão estratégica da empresa (NSB), causando contradições na mensagem principal;

- Conflitos de interesse em seu vasto portofólio de produtos;

Questão 2

Fundamente a nova visão estratégica da Nestlé em se tornar a empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar (NHW) no mundo, com base nas análises dos componentes macro ambientais no ambiente competitivo que a empresa se encontrava:

Uma grande oportunidade que a Nestlé enxergou já no início da década foi o crescimento do mercado de alimentos saudáveis, com as pessoas se preocupando mais com a saúde e mudanças nas preferências alimentares. Então Brabeck teve visão do mercado externo para identificar isso e criar uma divisão de negócios estratégicos de nutrição (uma visão externa transformada em estratégia interna).

Esse crescimento de comportamento das pessoas e a alta cada vez mais da preocupação com a saúde, peso e aparência levou o surgimento de problemas nutricionais personalizados, e a Nestlé conseguiu virar isso ao seu favor, se atentando para o tema em suas linhas de produtos.

Com o crescimento desse ramo do setor alimentício e o surgimento de diversas startups, a Nestlé começou sua estratégia de aquisição de empresas de diferentes nichos ligados à NSB a fim de ter uma maior expertise e fatia desse mercado. Então era um ambiente externo totalmente favorável à aquisição de tecnologia já existente sem precisar de mudanças na sua estrutura já consolidada.

Economicamente falando, em 2009 devido à crise mundial, a empresa sofeu uma ameaça do mercado, logo quando havia dividido a estrutura entre CEO e Presidente. Com isso, a Nestlé teve que cortar investimentos e não adotou nenhuma mudança estratégica drástica e nem fez grandes aquisições. O foco foi apenas em pesquisa, vendas e pequenas mudanças internas a fim de impulsionar seus a oferta de produtos. Esse é um bom exemplo da ameaça econômica que a empresa está suscetível a passar e que impacta diretamente nas suas operações.

Outra varíavel externa que é uma ameaça são as diferenças culturais entre os países nos quais seus produtos são distribuidos, e claro, a logística disso tudo. Por ser uma empresa extremamente disseminada no mundo e por estar em todos os locais, é difícil emplacar um único produto no mundo inteiro e para isso requer bastante conhecimento do mercado e das características da cultura local.

E um último ponto que cabe salientar como ameaça são os players já consolidados desse novo setor de NSB. A Nestlé que já era mundialmente conhecida por seus produtos e sua marca no setor alimentício agora teria que conhecer outro nicho de mercado, com público com comportamentos diferentes e diferentes stakeholders.

Questão 3

Com base no caso apresentado, identifique a geração e seleção de estratégias da Nestlé fazendo a conexão com os objetivos e metas de longo prazo da organização.

O objetivo final da Nestlé no começo dos anos 2000 era se tornar a empresa líder mundial de nutrição, saúde e bem-estar (NSB). Isso ajudaria a atingir uma diferenciação com os cosumidores visto que o comportamento do mercado estava mudando e essa mudança de visão estratégica aumentaria a margem de lucro. Olhando para as micro estratégias (KPIs) para se atingir esse objetivo final, temos:

60/40+: foi uma estratégia interna que criou uma nova metrica com o objetivo de melhorar a qualidade nutritiva de seus produtos. Essa métrica pretendia fazer com que a marca precisasse de um “adicional” nutritivo em comparação com os produtos anteriores ou similares, além de ser reconhecido por autoridades de saúde mundiais.

Aumento de investimentos em P&D: A Nestlé criou dois “laboratórios” de fomento à pesquisa na área de nutrição, a unicdade de Ciência da Saúde Nestlé SA e o Instituto Nestlé de Ciências da Saúde. Neles eram estudados e produtos que ajudavam a previnir e novos produtos de nutrição para a saúde. Um tinha uma visão mais a curto prazo, outro à longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com