Estudo de caso
Por: brazone • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.660 Palavras (15 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM PROCESSOS GERENCIAIS
JONATHAN BRAZ DE OLIVEIRA
PESQUISA CIENTÍFICA PARA ATENDIMENTO DAS MATÉRIAS: EMPREENDEDORISMO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMA DE INFORMAÇÕES E DIREITO EMPRESARIAL.
GOIÂNIA-GO[pic 3]
GOIÂNIA – GO 2015
JONATHAN BRAZ DE OLIVEIRA
PESQUISA CIENTÍFICA PARA ATENDIMENTO DAS MATÉRIAS: EMPREENDEDORISMO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMA DE INFORMAÇÕES E DIREITO EMPRESARIAL.
Trabalho apresentado ao Curso Superior Tecnológico em Processos Gerenciais da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para a disciplina Portfólio Individual 5° período.
Orientadores: Prof.: Prof. Lissandro Falkowiski, Prof.ª Karen Hiramatsu Manganotti, Prof. Luiz Claudio Perini, Prof.ª Janaina Carla S. Vargas Testa.
[pic 4]
GOIÂNIA-GO 2015
SUMÁRIO[pic 5]
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Empreendedorismo
Planejamento Estratégico
Sistemas de Informações
Direito Empresarial
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as matérias disciplinadas no decorrer do 5° período do curso superior tecnológico em processos gerenciais.
Com base nas bibliografias citadas na orientação para desenvolvimento deste documento, buscando atender aos desafios proposto pelos Educadores das disciplinas Planejamento estratégico e sistema de informação, Empreendedorismo e Direito Empresarial, está discorrido neste trabalho casos e ferramentas de gestão como também dissertações sobre o artigo 170 da Constituição Federal.
O que pode ser observado são a interação e a sinergia que as matérias apresentam no decorrer do trabalho, visto que todas somadas a um sistema, logo temos uma base para uma Organização desenvolver fins lucrativos ou não.
Com o aumento da competitividade e a agressiva disputa em ascensão empresarial, as Organizações estão em processo de melhoria continua e busca por ferramentas para elevar o nível de desenvolvimento econômico e a posse de informações valiosas, utilizando para gerar estratégias e planejamentos eficazes
Conforme o desenvolvimento a seguir, notaremos que o grande desafio das empresas e dos empresários empreendedores, não é apenas o mercado, mas o auxilio e apoio do Governo Federal.
DESENVOLVIMENTO
Empreendedorismo
1.1 Características de Empreendedor.
O Empreendedor brasileiro em especial tem uma característica única, a habilidade de pegar como base ideias que deram certo em outros países, trazer para a realidade do consumidor brasileiro e adaptar para atender a este consumidor.
Exemplo disto são as redes sociais, o sites de apostas, os eventos esportivos que não são Futebol e obviamente as técnicas que são desenvolvidas para gerir novos negócios.
Para ser mais especifico, vou discorrer sobre as 5 características mais importantes (que eu considero) que um empreendedor deve ter, são elas:
1° Coragem: Para ser um empreendedor em um pais que o incentivo do Governo Federal é quase zero, com taxas e juros absurdos por parte dos bancos privados, com um mercado pouco fiel e com altos imposto e burrocracia dos órgãos fiscais, é necessário ter muita coragem para abrir um negócio e investir não só apenas o recurso financeiro, mas também tempo de vida e conhecimento técnico e com certeza tempo para vida pessoal.
2° Persistência: Quando observado todos os problemas que um futuro empreendedor ira enfrentar ao abrir um negócio, é necessário coragem, mas depois de iniciado este negócio, é necessária muita persistência, os problemas começam a aparecer todos os dias, as impossibilidades, as pessoas negativas, os críticos, as dividas, a falta de apoio, os fatores inesperados e etc.
Quando tudo parecer impossível de se resolver, a persistência é que vai fazer a diferença, porém o empreendedor tem que tomar cuidado ao insistir em algo que realmente nunca dará certou, ou insistir em estratégias que estão atrapalhando o desenvolvimento do negócio.
3° Comprometimento/Pontualidade: Em um mundo que tempo é dinheiro, o Empreendedor deve ter comprometimento com seus prazos de entrega, não apenas com os clientes, mas também com os fornecedores/parceiros, funcionários ou qualquer outro que esteja envolvido em seu empreendimento.
A falta de comprometimento leva qualquer um ao fracasso, pois a concorrência muitas vezes ganha, não por preço, ou por qualidade, mas por pontualidade, principalmente no mercado de prestação de serviço, pois quem contrata fez um planejamento contanto com a responsabilidade em cumprir prazos por parte do contratado.
4º CHA (Conhecimento, habilidade e atitude): Não basta apenas ter vontade para entrar em um mercado competitivo, pois vontade até mesmo um ser não pensante tem, se pensarmos que a vontade é baseada em instinto.
O Empreendedor deve ter conhecimento na área que deseja implantar o seu negócio, deve ter habilidade para gerir e desenvolver o produto/serviço e por fim e não menos importante a atitude de “entrar e sair” na hora certa, ou seja, utilizar estratégias no momento exato, aproveitar oportunidade para divulgar, implementar ou vender o seu negócio, idéia ou serviço.
5° Sorte, mão quente no Poker: Está, por mais que não seja certo caracterizar como característica, a sorte é o fator que anda junto dos Melhores Empreendedores / Profissionais do mercado, se fizermos uma lista dos maiores Empreendedores da história o que podemos observar é a sorte que todos tem consigo.
...