Estudo de caso Fazenda[
Por: Paulinhagama • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.113 Palavras (9 Páginas) • 349 Visualizações
Fazenda São Pedro
A Fazenda São Pedro é uma tradicional fazenda do interior paulista e está localizada no município de Sertãozinho na região de Ribeirão Preto. A fazenda tem 800 alqueires paulistas (1.936 hectares) de extensão territorial.
Um tamanho acima da média das propriedades da região.
Trata-se de uma fazenda tradicional que pertence à família Azevedo desde as primeiras décadas do século XX. Já passou por um período de destacada prosperidade nos tempos do café e, hoje, é uma propriedade modelo na região e em todo país pela sua alta produtividade em várias culturas. Além do gado de corte e leite que ocupa quase 30% do espaço físico da fazenda, são plantadas culturas rotativas como soja, amendoim, milho, arroz etc. Entretanto, esta fazenda é exceção na região por não ter optado pela (mono) cultura da cana, como fez a maciça maioria das propriedades à sua volta. Seus proprietários escolheram como principal cultura a laranja, que já teve seu período de alta prosperidade no Brasil.
Período este que, segundo especialistas, não deverão voltar. O alto investimento em tecnologia realizado pelos grandes concorrentes internacionais do Brasil (principalmente os EUA) e a criação de um oligopólio na compra do fruto para a transformação em suco não permitirão um aumento no valor da caixa colhida da laranja (unidade de medida para a venda desta cultura).
O valor que está sendo praticado hoje pelo mercado traz uma margem extremamente pequena e, por vezes, inviabilizadora para os seus médios e pequenos produtores. Com isto, a grande maioria que plantava laranja na região de Ribeirão Preto, planta hoje cana-de-açúcar para vender às usinas de álcool.
Para compensar o baixo preço pago pelas empresas produtoras de suco, os proprietários da Fazenda São Pedro resolveram investir em um novo negócio: a venda no varejo de suco de laranja pronto para beber, ao invés de partirem para a cana de açúcar.
Esta decisão não foi fácil de ser tomada, pois vender sucos prontos para beber significou para a Fazenda São Pedro uma integração vertical, ou seja, de produtora de laranja passou a ser também fábrica de suco.
Categoria:
Sucos prontos para beber, a base da fruta.
Local de consumo:
Supermercados, mercadinhos, padarias, lojas de conveniência, mercearias, lanchonetes, escolas, em casa, etc.
Embalagem: Caixa 1l / Caixa 250ml / Latas 350ml
Forma de uso/consumo por escala de importância e sazonalidade:
Voltado para todos os tipos de idade, sem restrição. Pode ser consumido em casa na hora do almoço, assim como para a hora lanche, na rua ou em casa, levar de merenda para as crianças na escola, e também para simplesmente matar a sede de uma forma mais refrescante.
Composição industrial/matéria-prima:
Água, açúcar, suco concentrado de laranja, aroma natural, acidulante ácido cítrico e antioxidante ácido ascórbico (Descartável).
A imagem do produto no mercado:
O apelo saudável dos produtos e a busca das pessoas por praticidade e pelo corpo ideal fazem o consumo de sucos prontos crescerem. E a Fazenda são Pedro, com sua qualidade, sua familiaridade promete um bom desenvolvimento no mercado. Um suco com baixa caloria e com muita fibra, proteína e vitaminas. As informações nutricionais e o rótulo trazem toda comunicação de forma clara.
As principais características diferenciadoras em relação à concorrência: O diferencial competitivo é ter um preço mais acessível e um produto mais natural.
Os principais pontos positivos / negativos do produto:
Pontos positivos:
• Um produto natural
• Baixo custo
Pontos negativos:
• Restrito a uma pequena região de consumidores.
• Grande dificuldade para entrar no mercado, devido à concorrência.
• Não conhecido no mercado.
Os principais pontos positivos / negativos do concorrente:
Concorrente direto: Del Valle / Ades
Pontos positivos:
• Está inserido no mercado há bastante tempo, com isso tem um grande destaque entre os consumidores.
• Confiança na marca.
Pontos negativos:
• Seu elevado preço.
• Um produto mais industrializado.
Os principais mercados: Atualmente atinge somente a grande área de mercados ativos da grande São Paulo, porém tem o objetivo de alcançar todo o Brasil.
A participação do produto no mercado: Demandou investimentos altos, pois é um produto novo no mercado, e com isso requer uma grande divulgação. Em torno de R$500 mil.
Evolução desse mercado: as áreas de Marketing e Propaganda estão se preparando para novas divulgações da fazenda São Pedrono mercado em que mais se destaca, além de começar a se preparar para expandir o trabalho em todo o Brasil. A empresa está em busca dos resultados de pesquisas que darão respaldo e uma grande segurança a aceitação dos consumidores com esse novo produto.
Sazonalidade: Não há.
Consumidor:
• Não se limita a uma única faixa etária ou gênero
• Público alvo da classe C e D
• Consumidos em supermercados, restaurantes, lanchonetes e padarias.
• Influências na compra do produto: o sabor, o preço eoriginalidade.
O consumo está dividido equilibradamente entre compras nos supermercados, restaurantes, lanchonetes, e padarias. A compra do produto se tornou facilitada, pois está sempre presente. Esse é um ponto de influência na hora da compra, boa acessibilidade do mesmo. Outro fator de influência de compra do produto é o sabor, se tornou um diferencial em relação a outras marcas, devido a ser um suco feito à base de fruta natural, sem conservantes. O preço também é um fator bem favorável que mais agrada o consumidor.
Distribuição:
Será
...