Estudo de caso, Gestão contemporânea
Por: FelipePuntar • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
QUESTÃO
Como consultor:
1. Cite um ponto forte, um ponto fraco, uma oportunidade, uma ameaça que a organização estudada enfrenta.
Baseado na análise “SWOT”, podemos dizer que os pontos fortes e fracos são referentes ao ambiente interno da organização, assim como oportunidades e ameaças remetem ao ambiente externo à mesma.
Sendo assim, em relação ao caso apresentado pode-se elencar:
• Ponto forte: a empresa de Ricardo é estabelecida no mercado e possui estrutura organizacional formal e definida, bem como departamentalização e gestores preparados com conhecimento teórico (Sérgio e Alberto).
• Ponto fraco: boa parte do orçamento está empenhada com empréstimos, o que interfere no planejamento. Além disso, a estrutura de poder é comprometida por disputas entre Ricardo e os filhos.
• Oportunidade: horizonte de novos mercados a serem explorados, como o desenvolvimento de novos produtos para promissores clientes no ramo das grifes.
• Ameaça: as multinacionais com maiores condições de competitividade. Com a globalização, essas marcas podem produzir em países que proporcionam baixo custo tributário e de mão de obra, refletindo num preço final bem menor.
2. Indique duas estratégias que você indicaria para o Ricardo.
1. A primeira medida que eu poderia sugerir é o afastamento do nível estratégico da empresa.
Podemos identificar em Ricardo um perfil empreendedor, com conhecimento técnico e vasta experiência, porém com pouco domínio conceitual, uma vez que se viu obrigado a abdicar dos estudos em prol da empresa. Diante disso, é importante lembrar que seus filhos, Sérgio e Alberto, dominam a teoria, além de ter vivência empresarial, o que os torna mais preparados para exercer esse papel.
Ele pode se concentrar, por exemplo, no nível tático, voltando seus esforços para a produção, área que possui grande conhecimento técnico, a fim de garantir eficiência e eficácia.
2. Focar em mercados em que sua empresa tenha mais condições de competitividade.
Foi mostrado no texto que após a abertura do mercado a competição tornou-se cada vez mais acirrada. Apesar de uma boa estrutura e de mais de 25 anos de mercado, talvez eles não tenham como competir com as gigantes multinacionais.
Novos mercados, onde a empresa tenha maior condição de competir, podem ser uma boa saída, além de ampliar o horizonte de negócios e diversificar os clientes.
3. Descreva dois papéis, segundo os descritos por Mintzberg, demonstrando com determinadas passagens no texto.
Papel empreendedor:
Quando abandona o emprego para abrir uma loja de materiais esportivos e também posteriormente, quando passa a dedicar-se exclusivamente à indústria, apesar de uma trajetória próspera no comércio, Ricardo está empreendendo, ou seja, analisando novas oportunidades, iniciando novos projetos e assumindo riscos.
“Recém-casado, Ricardo abandonou o emprego para iniciar uma loja de materiais esportivos em uma rua de grande movimento, de um bairro comercial da capital.”
“Finalmente,
...