Estudo de caso do outro lado da mesa
Por: lulindinha • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 781 Visualizações
FACULDADE SÃO GERALDO – MULTIVIX CARIACICA[pic 1]
LUANA ROMÃO AMARANTE
EXERCÍCIO PRA NOTA
Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Administração da Faculdade São Geraldo/ Multivix - Cariacica, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas sob a orientação do Professor e Mestre Hugo Leonardo .
CARIACICA/ES
2016
Exercício para nota – Princípios Administrativos.[pic 2]
Professor Hugo Leonardo
- Baseando-se na literatura e no conteúdo discutido em sala de aula, defina:
- Planejamento; b) Organização; c) Direção; d) Controle.
a)Planejamento – É criar um plano antecipadamente para alcançar um determinado objetivo ou meta.
b)Organização – É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
c)Direção – É o processo administrativo que conduz e coordenar as pessoas na execução das tarefas antecipadamente planejadas.
d)Controle – É verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o que esta foi planejado.
- Comente a seguinte frase: “O lucro deve ser o objetivo principal de uma empresa.” (Você concorda com esta afirmativa? Discorda? Justifique sua resposta.)
Na minha opinião o lucro não pode ser o principal objetivo de uma empresa, porque o propósito do ser humano não e acumular dinheiro. Acredito que o principal objetivo de uma empresa e obter sucesso na sociedade e atender as necessidades do cliente, porque o principal bem de uma empresa e representado pela quantidade de clientes interessados em fazer negócios com ela hoje e no futuro. Uma empresa sem clientes, não gera negócios, não gera necessidades ou desejo de atendimento, não gera receita e não gera lucro.
- Para realizar suas atividades, as empresas realizam diversos investimentos dos quais destaco: investimentos.
(Pessoas) – As pessoas não crescem sozinhas, elas são feitas por pessoas. Seus colaboradores que estão por trás de todo um bom resultado. Por isso e tão importante investir na gestão das pessoas.
(Informações) – A informação em conjunto com os recursos tecnológicos e uma necessidade para o funcionamento tático, estratégico e operacional de qualquer empresa. Para vencer no mundo dos negócios, e preciso saber obter a informação como ferramenta estratégica de competitividade. A necessidade de recebermos a informação sob forma e tempo adequados nos leva a refletir a importância de obtermos a informação real. A partir do momento que recebemos uma informação correta em tempo hábil estamos aumentando a nossa capacidade de conhecimento permitindo assim que desempenhamos nossas atividades de forma mais segura.
(Instalações) – Independentemente do seu tipo de negocio a decisão sobre o local de uma instalação de sua operação deve ocorrer em vários momentos e não so apenas antes de seu inicio. Tambem durante a expansão de uma instalação existente ou a mudança de local da instalação atual a decisão do local terá impacto direto sobre a produtividade e desempenho geral do negocio. Proximidade dos clientes, difinicao do melhor espaço físico, matéria prima e Mao de obra são pontos que devem ser analisados pelo gestor em sua escolha.
- De um modo genérico, os teóricos da administração definem os níveis administrativos em três respectivamente: Institucional, Intermediário e Operacional. Comente sobre cada um deles.
(Nível Institucional) – É o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e também as principais decisões da organização. Nas grandes organizações existem o conselho administrativo, que determina que o presidente e a direção devem fazer.
(Nível Intermediário) – É o nível do meio do campo e composto pelos gerentes. Recebe o nome de nível gerencial ou tático, funciona como uma camada amortecedora dos impactos ambientais, pois recebem as decisões globais tomadas no nível institucional e as transforma em programas de ação de nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negocio traduzindo-os, em meio de ação cotidiana para que o nível operacional possa transformá-las em execução.
(Nível Operacional) – É o nível mais baixo de todos e o mais intimo da organização e constitui a base inferior do orno grama. É o nível que administra a execução e a realização das tarefas e atividades cotidianas.
- No que se referem às habilidades genéricas da administração, os teóricos destacam as Habilidades: Conceituais, Humanas e Técnicas. Comente sobre cada uma delas.
(Habilidades Conceituais) – São habilidades necessárias ao proprietário, presidente de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e administração da empresa.
(Habilidades Humanas) – São habilidades necessárias para o bom relacionamento, administrador com boas habilidades humanas se desenvolve bem em equipes e atuam de uma maneira eficiente e eficaz como lideres.
(Habilidades Técnicas) – São habilidades ligadas a execução do trabalho, ao domínio do conhecimento especifico para executar seu trabalho operacional.
- Qual é a habilidade predominante no nível Operacional? Justifique sua resposta.
A habilidade técnica é a que predomina. Isso significa quem é gestor nesse nível operacional deve predominar a técnica, pois constantemente são chamados a orientar as atividades relacionadas a sua área de atuação. O foco são as tarefas.
- Qual é a habilidade predominante no nível Institucional? Justifique sua resposta.
A habilidade conceitual é a predominante. Isso significa que quem atua nessa área de nível institucional deve dominar conceitos a ver a instituição como um todo. O gestor desse nível não precisa dominar a técnica das ferramentas ou atividades, mas deve ser capaz de ver como essas diferentes funções estão relacionadas com a missão e os objetivos da instituição. O foco é a estratégia.
...