Estudo de caso herman
Por: cecikaua • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 497 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
O Gerenciamento da cadeia de suprimentos garante a entrega de móveis para escritório.
Herman Miller, um grande produtor de móveis para escritório, transformou a experiência de compra de seus clientes. Historicamente, os clientes que compram móveis para escritório esperam semanas para receber seus pedidos – e confiam muito pouco que a data prometida para a instalação será cumprida. Para enfatizar seu compromisso com os clientes, as letras SQA foram adicionadas ao nome da empresa – Miller SQA – e significam Simples, Rápido e Barato (Simple, Quick and Affordable).
Isso envolveu diversas iniciativas no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Primeiro, estabeleceu-se um centro de distribuição perto da fábrica, onde são armazenados os estoques do fornecedor. Considerando que o produto armazenado ocupava 40% do espaço na área de produção, essa iniciativa triplicou a capacidade de montagem. Com o estoque armazenado em um local próximo, a confiabilidade da montagem aumentou e o tempo gasto no processo diminuiu drasticamente.
Segundo, foram adotados sistemas de informação para conectar os fornecedores ao sistema da SQA. A empresa usa uma ferramenta chamada SupplyNet, que usa a tecnologia da internet para abrir a tela da SQA para os fornecedores. Os fornecedores agora vêem exatamente a mesma informação que a SQA vê. Os fornecedores podem ver a demanda dos clientes, o estoque de segurança de materiais, as datas reais para atender, a demanda dos clientes e os níveis de estoque do fornecedor no centro de distribuição.
Terceiro, a SQA coordena entregas diretas em mercados selecionados. São estabelecidas datas específicas para entrega. São utilizados caminhões com sistema de rádio para transmissão de relatório de entregas e para localização do caminhão. Normalmente, o caminhão tem capacidade para entregar mais de um pedido e as entregas devem ser em seqüência. O impacto global foi aumentar a velocidade e a confiabilidade do ciclo desde o embarque até a entrega no cliente. Simplificando, as promessas feitas aos clientes são cumpridas.
Algumas das principais medidas de desempenho que ilustram o sucesso da estratégia de suprimentos da SQA são:
- Média de 99,8% dos embarques são feitos dentro do prazo.
- O tempo médio entre o recebimento do pedido e o embarque é de cinco dias.
- Os revendedores classificam a
SQA como líder no desempenho de serviços em seu segmento.
Questões:
- Pode-se dizer que a estratégia adotada pela SQA seja, de fato, suficiente para gerar diferencial competitivo sustentável?
- Identifique e Classifique as estratégias da SQA segundo os fatores de qualidade da cadeia de suprimentos (Qualidade, Custo, Entrega)
- Quais os prós e contras da adoção das estratégias da Cadeia de Suprimentos da SQA?
- Como você a valia o poder da SQA na cadeia de suprimentos? Quais as evidências que o levaram a essa conclusão?
- Você, como gerente de Marketing de uma empresa concorrente da SQA, que medidas tomaria diante dessa situação?
...