Estudo para prova Organização, Administração Unopar
Por: Petrans Bellao • 5/5/2015 • Artigo • 923 Palavras (4 Páginas) • 420 Visualizações
RESUMO PARA ESTUDAR PARA PROVA
O que é organização?
R1: É uma coletividade formada por pessoas que tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender as necessidades de seus participantes, e possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam, colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços.
R2: Organização é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.
Organização com fins lucrativos = empresas (lojas, supermercados, etc)
Organização sem fins lucrativos = igreja, exercito, ONGs, etc
Organização Formal: Divisão de trabalho, do poder, das responsabilidades, do centro de poder e substituição de pessoas.
Organização Informal: Agrupamentos naturais de pessoas em situações de trabalho, que se juntam em resposta as necessidades sociais e interesses comuns.
1º Setor: Aquelas que existem para servir a sociedade (público em geral (Órgãos governamentais Ministérios, secretarias)
2º Setor: Organizações de interesses privados (empresas) – obtenção de lucros.
3º Setor: Organizações de interesses públicos (sem fins lucrativos).
Eficiência: Palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Qto. Mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.
Eficácia: Palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Mais produtividade X economia dos recursos.
Ser eficaz é alcançar os objetivos organizacionais.
Ser eficiente é alcançar esses objetivos com mínimo de desperdício de recursos.
Ambiente das Organizações: Interno e Externo (Operacional e Geral)
Administrar: Administrar é PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR.
O que é administração?
R: É o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
Objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e , ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.
Habilidade Técnica - realização de serviço (conhecimento)
Habilidade Humana – Lidar com pessoas, comunicação, liderança, etc
Habilidade Conceitual – visão da organização como um todo (habilidade de pensar, solucionar problemas)
O que é uma Teoria?
As teorias da administração são ideias práticas que ajudam a entender e administrar organizações.
Abordagem Clássica: é a perspectiva pela qual profissionais e autores, buscam criar princípios racionais que tornassem as organizações mais eficientes – disciplina de administração.
Adm Cientifica: Taylor – pagar salários altos e ter baixos custos de produção; aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar as tarefas; empregados cientificamente selecionados; cordial, cooperação entre a administração e os trabalhadores.
Teoria Clássica: Fayol – A adm. Não é nem privilegio exclusivo nem encargo pessoal do chefe dos dirigentes da empresa, é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social ( Fayol, 1981, p26.) -
Organização, Liderança, Planejamento e controle.
Teoria Relações Humanas – tem como prioridade as preocupações com as pessoas e os grupos sociais.
Hawthorne – Experiência realizada para estudar o comportamento de funcionários em relação a iluminação na linha de produção.
Teoria Comportamental – Os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas. Ela tem sua ênfase na ciência do comportamento.
Teoria de Maslow – Motivação na qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis em uma pirâmide, em hierarquia de importância e de influencia {Fisiológicas (comer), Segurança (Segurança, física), Sociais (Afeição, companheirismo), Autoestima (reconhecimento), Autorealização (Satisfação pessoal)}.
Teoria dos 2 Fatores – Fatores Higiênicos (rodeiam as pessoas no trabalho) e Motivacionais (o individuo controla, esta relacionado com o conteúdo do cargo e das tarefas que a pessoa executa)
Teoria X e Y : X= tradicional, mecanicista e pragmática
Y= estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano.
Teoria X – Homem preguiçoso, trabalha o mínimo, não tem ambição, trabalho sob supervisão, não assume riscos.(Deveria ser centralizador e rígido)
Teoria Y – Homem não evita o trabalho, gosta de assumir responsabilidades, tem autocontrole e autodisciplina (gestão mais flexível).
...