Etapa 01- Administração de materias e logistica
Por: Ambiente • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Etapa 01- Administração de materias e logistica
Os principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais é bem amplo que abrange varias diciplinas com caracteristicas peculiares, necessitando de profissionais especializados e treinados. Atualmente as empresas precisam e tem a disposição cinco tipos de recursos que é materiais, patrimoniais, de capital ou financeiros, humanos e tecnologicos. E as partes principais que engloba este cincos fatores são os recursos, compras, estoques, instalações e logistica. E estas atividades tomou um novo impulso a partir do momento em que a logistica se estendeu muito alem das fronteiras das empresas tendo como o objetivo principal atender as necessidades e expectativas dos clientes. E administrar este recursos escasso tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas as atividades produtivas, tanto na producao de bens tangiveis quanto na prestação de serviços.
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização. Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa. Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam. Segundo Henry Fayol diz que ad- ministrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Compreendemos também que a admi- nistração se divide em três campos básicos: pessoal, material e financeiro. Assim sendo, a administração de material é a ramificação da administração geral. A administração de material é uma atividade que a- brange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização que tem por objetivo, Preços baixos, Alto giro de estoques, Baixo custo de aquisição e posses, Continuidade de suprimento, Consistência de qualidade, Pouca despesa com pessoal, Relações favoráveis com os fornecedores, Aperfeiçoamento do pessoal e Bons registros.
Assim uma técnica básica da política de materiais é a padronização dos materiais em uso na organização. Esta padronização se dá pela aplicação de especificações técnicas e pela existência de um programa de classificação e catalogação de materiais. Outra política básica é o acompanhamento do ciclo dos materiais. Este programa visa pre- parar e programar a introdução dos materiais na organização. Com isso evita-se dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material. Deve-se estar sempre atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, além da evolução das relações comerciais com aquelas empresas prestadoras de serviço nesta área, que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.
...