Etica no trabalho
Por: alexsaraiva • 29/6/2015 • Relatório de pesquisa • 512 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
1-Apostar nos direitos humanos e na sua capacidade emancipatoria passou a ser um marco para a ação daqueles inconformados com a realidade,por oposição aos que preferem mantela como esta por se beneficiarem dela. Você acredita na emancipacao dos direitos humanos?
Os direitos humanos são direitos básicos de todos os seres humanos, sendo esses direitos civis e até mesmo político, como o direito a vida, liberdade de expressão, crenças, igualdade formal, direito a trabalho, saúde, previdência social, moradia, etc.
Nesse sentido, fica claro que não se pode pensar um Estado verdadeiramente democrático sem uma efetiva implementação dos direitos humanos, presentes na constituição. Sua capacidade emancipatória é de total importância nesse processo para que cada um desses princípios sejam realmente colocados em prática e que não fiquem somente no papel. São princípios de devem ser muito valorizados, pois são direitos dos seres humanos que devem ser exercidos de maneira igualitária e humanitária, não no intuito de beneficio pessoal, mas sim de beneficio democrático de toda a população, garantindo os direitos de todos e a dignidade de qualquer cidadão, independente da raça, cor, sexo e etnia.
2 – “A ONU e a declaração dos recursos humanos, foram, na realidade, uma tentativa da humanidade de evitar o ser humano voltasse a ser vitima de lesões a sua dignidade pelo menos, que eventuais tentativas de lesão fossem desestimuladas ao máximo.” Numa escala de 1 a 10 como você avalia o êxito dessa tentativa?
Avalio com nota 8, pois a tentativa foi de grande importância no intuito de garantir os direitos dos indivíduos, buscando evitar que as pessoas voltassem a ser vitima de lesões a sua dignidade, sendo esse um documento construído de caráter coletivo. No entanto muitos dos indivíduos não estão por dentro de tais direitos, sentem como se “outros” estivessem fazendo um “favor” a ele quando o respeitam ou “garantem um direito”, sendo que a promoção dos direitos humanos, presente na constituição, é mais que uma obrigação ser colocada em prática, respeitada e valorizada para usufruto de todos de forma igualitária e humanitária. Seria interessante maior divulgação dos direitos humanos, para que as pessoas realmente se inteirassem de todo esse processo, de forma autônoma e participativa.
3 – A declaração universal dos direitos humanos é formal, isso implica falta de força tripulante, isto é, obrigatoriedade positiva tendo a deferida declaração em caráter de mera recomendação. Comente isso
A declaração é um documento descrito presente na constituição, no entanto está no papel, porém muitos não conhecem a mesma, ou simplesmente acham que não são merecedores de tais direitos, sentem como se “outros” estivessem fazendo um “favor” a ele quando o respeitam ou “garantem um direito”. Uso o exemplo do homosexualismo, especificando a valorização da igualdade e da liberdade de escolha sexual para melhor compreender a idéia anterior. Falta realmente uma força maior para a divulgação desses direitos e também para que realmente esses direitos sejam efetivados na prática, pois todos os seres humanos são seres de direitos e também de deveres que precisam ser valorizados, reconhecidos e colocados em prática como indivíduos realmente protagonistas de todo o processo.
...