Evolução das Formas de Administração
Por: Ketherine Faria • 4/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 870 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
Evolução das formas de administração/gestão organizacional
Escola clássica Fayol e o processo administrativo.
Henry Fayol (1841 – 1925) foi um francês nascido em Constantinopla em uma família burguesa e foi educado na escola Liceu e Lion, na França, se graduou em Engenharia de Minas pela escola nacional de minas em Saint-Étinne. Sua trajetória começou na mineração e na fundição de ferro. De 1860 à 1866 trabalhou como engenheiro propondo avanços notáveis no combate a incêndios subterrâneos ocorridos na empresa em que atuava Commentry-Fourchambault Company.
Aos 25 anos foi promovido a gerente de minas. Em 1888 a Commentry passava por um período tenso onde a empresa se encontrava com dividendos atrasados desde 1885, foi então que Fayol foi nomeado a diretor-geral e iniciou o processo de revitalização da companhia fechando uma das fundições, centralizando a produção e adquirindo novos depósitos de carvão a qual se recuperou e continua em atividade até hoje como o maior grupo de mineração e metalúrgica da parte central da França.
Foi a partir desta nomeação que Fayol começou a desenvolver suas ideias sobre administração apresentou até um folheto em 1900 no Congresso Nacional de Mineração no qual dizia:
“Todos os empregados em uma organização participam em maior ou menor grau, da função administrativa... [e] tem oportunidade para exercitar suas faculdades administrativas e ser reconhecidos por isso. Aqueles que são particularmente talentosos podem subir dos degraus mais baixos aos mais altos da hierarquia da organização. ” (SILVA, 2014. P.133).
Assim Fayol passou a implementar os processos administrativos em sua gestão e sempre publicando notáveis folhetos em jubileus e congressos e foi quando começo a separar as habilidades administrativas das tecnológicas, o que para Fayol o sucesso de uma empresa depende mais das habilidades administrativas quanto as técnicas de seus líderes.
Para Fayol o processo administrativo baseia-se no conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. Sendo assim, ele dividia a empresa em seis atividades, conhecidas como funções técnicas: comerciais, financeiras, seguranças, contábeis e administrativas, sendo esta ultima a mais importante de todas, pois esta coordena as demais através de cinco processos diferentes que juntos trazem mais eficiência e dinamismo a administração.
Os cinco processos são: (Também conhecido como POC)
1 – Planejar: é a primeira das funções. É o processo consciente de se tomar decisões que influenciará os objetivos futuros da empresa. Ou seja, é estabelecer metas e objetivos, especificando como serão alcançados.
2 – Organizar: é saber coordenar os recursos da empresa (humanos, financeiros, materiais) para que sejam utilizados da melhor forma possível para que se cumpra o planejamento preestabelecido.
3 – Comandar: é a maneira que a empresa é conduzida para atingir seus objetivos. Esta função esta diretamente ligada ao poder e autoridade.
Neste caso, é necessário que as relações de liderança estejam definidas e sejam respeitadas.
4 – Coordenar: todos os esforços e atividades de toda a empresa tem que estar bem unidos e harmônicos para que o planejamento seja cumprido.
Qualquer implantação de planejamento não seria possível sem a coordenação de toda a empresa.
5 – Controlar: é o estabelecimento de padrões, regras e princípios para a empresa.
Controlar as atividades que estão sendo desenvolvidas, maximizar a probabilidade de serem alcançados os objetivos.
A administração define diretrizes, metas, reponsabilidades para os colaboradores. Seguindo essa linhagem de gestão, criou-se também 16 deveres, especificamente aos gestores, para assegurar um melhor desempenho, usando como modelo uma administração mais eficaz, se tornando como se fosse uma prescrição de administração universal.
1 – Divisão do Trabalho: Dividir as tarefas para cada trabalhador que tivesse mais condições e melhor desempenho em sua função, aumentando a eficiência nas tarefas.
2 – Autoridade e Responsabilidade: A pessoa designada para uma função, deve ter autoridade para tomar decisões.
3 – Disciplina: Obediência em relação ao que for acordado, respeito entre as decisões.
4 – Unidade de Comando: O trabalhador receber ordens de apenas um superior.
5 – Unidade de Direção: Seguir um plano para um grupo de atividades com o mesmo objetivo, pois muitas ideias causariam desordem e iria dispersar o nível de eficiência da empresa.
...