TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das Práticas de Gestão

Artigo: Evolução das Práticas de Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

TENDÊNCIAS EM GESTÃO EMPRESARIAL - Elaborado por Bernadete Marinho e Valter Beraldo

________________________________________

Módulo 1 – Evolução das Práticas de Gestão

1. A Escola Clássica tem um enfoque que privilegia a esfera produtiva. Seus principais pensadores foram Taylor e Fayol. Com idéias parecidas, Taylor se preocupou com o trabalhador e com o desenvolvimento científico de uma metodologia de trabalho, ou seja, com a tarefa, e Fayol com a estrutura das organizações e com o trabalho dos gestores. A Escola da Administração Científica é um braço da Escola Clássica, que recebeu este nome devido aos estudos de Taylor. Antes dele, a eficiência era entendida como a relação entre os fatores ou recursos utilizados e os resultados obtidos, depois passou a ser conceituada como a relação entre o desempenho real do operário e o padrão de desempenho definido previamente a partir do método de trabalho estabelecido.

2. As idéias da Escola Clássica foram a base para o desenvolvimento do Modelo de Gestão Japonês e dos conceitos da Qualidade Total que durante anos fizeram muito sucesso entre as organizações. A Administração Científica foi muito criticada por causar alienação com a repetição incessante da mesma tarefa e por não levar em conta os aspectos humanos do trabalhador. Porém, ainda hoje, quase todas as empresas utilizam as teorias da Escola Clássica de forma adaptada. Segundo as teorias de Fayol, toda organização é composta de seis funções básicas: financeira, técnica, comercial, contábil, administrativa e de segurança. Porém, é a função administrativa que coordena e integra as demais funções. Ele criou 14 princípios gerais de administração para reger o trabalho do gestor em qualquer tipo de organização.

3. A Escola de Administração Humanística surgiu contrariando as idéias das Escolas Clássica e Científica focando a atenção no indivíduo e não no trabalho. Elton Mayo, Kurt Lewin, Oliver Sheldon, Chester Barnard e Mary Follet foram seus principais pensadores. Segundo as idéias de Mayo, o trabalhador deve estar sujeito a um controle de resultados, mas não a uma supervisão rigorosa que determine, inclusive, o modo como ele realiza suas tarefas. Barnard dizia que o dirigente é o fator mais estratégico da Organização. Suas funções são comparáveis às do sistema nervoso, ou seja, às do cérebro. Sheldon apresentou uma filosofia de Administração enfatizando as responsabilidades sociais da empresa, Kurt estudou o comportamento dos grupos dentro da organização e sua influência sobre o indivíduo e Follet os padrões mentais dos funcionários baseados em suas experiências pessoais.

4. A Administração Holística integra as idéias das duas escolas precedentes e acrescenta conceitos de outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de sua abordagem administrativa. Segundo a abordagem holística, é impossível resolver um problema específico intervindo em apenas uma parte. Qualquer ação em qualquer área da empresa pode impactar sobre todas as demais. Administrar de forma holística significa estar atento às implicações que as ações empresariais podem ter tanto sobre os ativos tangíveis quanto sobre os intangíveis da organização.

5. David Taylor, professor americano, propõe a modelagem das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com