Evolução de Requisitos na Metodologia Ágil
Por: MESSIAS GONÇALVES SANTOS • 11/9/2019 • Artigo • 610 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
EVOLUÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS
Aproximadamente até o ano de 2001 os projetos de Software que tinham sucesso no mercado eram realizados, em sua maioria, através de um modelo de planejamento conhecido como waterfall, ou Cachoeira.
A ideia deste sistema era relativamente simples em execução. O primeiro passo era uma longa fase de planejamento do software, durante essa fase deveriam ser tomadas todas as decisões referentes ao projeto e, uma vez que o planejamento fosse encerrado, bastava seguir o planejamento como uma receita de bolo.
Porém, esse método, embora simples de executar, começou a ser considerado ineficiente, uma vez que era praticamente impossível para a equipe de desenvolvimento fazer mudanças significativas no projeto depois da fase de planejamento.
Qualquer mudança exigiria um retrocesso geral do processo de produção aumentando drasticamente o tempo necessário para conclusão do código e, assim, novas opções de metodologias precisavam ser desenvolvidas.
Nesta época, as chamadas metodologias ágeis já existiam como um conceito abstrato e já haviam sido colocadas em teste de forma exaustiva, durante toda a década de 90, com relativos sucessos. Porém, foi apenas depois da virada do milênio que estas metodologias foram reunidas e publicadas em forma de manifesto.
As Metodologias Ágeis são um conjunto de doze princípios que, quando aplicados juntos, podem alavancar em velocidade e qualidade os processos de desenvolvimento em projetos de Software criando os chamados processos ágeis.
INTENÇÃO INICIAL
Sem dúvidas, a intenção inicial das metodologias ágeis tinham uma relação intrínseca com o produto a ser desenvolvido, visando oferecer tanto ao cliente quanto ao time desenvolvedor a chance de fazer ajustes durante todo o processo.
Esse tipo de aplicação de método teve como resultado uma alavancagem sem tamanho da tecnologia, com a criação de uma geração inteira de softwares que serviam de maneira mais específica ao público alvo e cujas atualizações poderiam ser feitas ocasionalmente, sem que isso tivesse um impacto imediato no uso do programa.
Essa, sem dúvida, foi a revolução que possibilitou o aumento geral no número de desenvolvedores pelo mundo, bem como ajudou a tornar mais acessíveis os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de software e trouxe para a indústria uma visão mais realista do que esperar em cada projeto.
VISÃO ATUAL
Embora a visão inicial das metodologias ágeis continuem em vigor, as próprias metodologias sofreram grandes alterações nos últimos anos, de modo a não se tornarem obsoletas, assim como os modelos anteriores.
Ao aplicar atualmente as metodologias ágeis, como foram primeiro imaginadas, estaríamos correndo um risco de retrocesso e, por isso, elas vêm evoluindo continuamente para abarcar as novas necessidades do mercado.
Desta forma, podemos inferir que as mudanças mais atuais nas metodologias ágeis têm como objetivo a evolução de requisitos que ocorre depois do final do projeto, ou seja, enquanto os programas da década passada eram desenvolvidos para ter pouca ou nenhuma atualização, atualmente seguimos uma direção contrária.
Nessa
...