TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de APO

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  15.275 Palavras (62 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 62

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO

  1. Curso: Administração
  2. Disciplina: Administração de Produção e Operações I
  3. Professor: FRANCISCO COELHO MENDES

ADMINISTRAÇÃO DA PROCUÇÃO E OPERAÇÕES

RESUMO

===================================================================

A administração moderna busca, sistematicamente, a melhoria da produtividade, o foco no comportamento do consumidor e o acompanhamento de fatores diversos que possam influenciar os objetivos da empresa.

Assim sendo, a Administração de Produção de Operações desempenha um papel fundamental dentro da estrutura organizacional. O presente trabalho tem por objetivo dar uma visão geral e introdutória sobre o assunto, discorrendo sobre tópicos como um histórico da evolução da Administração da Produção, bem como sua definição e organização; assim como a conceituação e diferenciação entre produtos e serviços; as funções na Administração da Produção; e a classificação e os conceitos dos sistemas de produção, que envolvem os bens ou serviços de uma organização.

  1. HISTÓRICO

A função da produção acompanha o homem desde os primórdios. Nesses primeiros estágios essa atividade ainda rudimentar, supria apenas as necessidades básicas, porém, com o passar dos anos, as tarefas como a caça e a agricultura exigiam cada vez maior organização, principalmente após o surgimento das primeiras cidades e profissionais especializados. Os artesãos, iniciaram uma nova fase, conhecida como Produção Organizada, em decorrência da preocupação e estabelecimento de prazos de entrega, especificações pré- estabelecidas e fixação de preços para encomenda. Essa produção artesanal começou a decair após o advento da Revolução Industrial, e conseqüente instalação de centros industriais, que estabeleceram uma forma completamente diferenciada de produzir. Nesta fase foram introduzidas uma série de exigências, como a padronização dos produtos e dos processos de fabricação, treinamento e habilitação de mão- de –obra, desenvolvimento de técnicas de planejamento, controle de produção, e técnicas de venda, além da criação e desenvolvimento dos quadros administrativos.

No final do século XIX Frederick W. Taylor, pai da administração científica, juntamente com Henry Ford, fizeram uso da racionalidade e métodos científicos para a gestão das fábricas. O conceito de produtividade e a busca incessante por melhores resultados e um menor custo marcam o surgimento da chamada Produção em Massa. A administração da produção começa adquirir um caráter de gerência industrial e se torna uma área de grande importância, incluindo outros campos de conhecimento como o de Marketing, Finanças, Recursos Humanos, dentre outros.

Com esse processo de modernização da produção, a figura do consumidor foi crescendo em importância, e atualmente estamos caminhando para a chamada Produção Customizada, que seria uma crescente flexibilização dos processos de produção a fim de atender plenamente as necessidades cada vez mais específicas e individuais de diferentes tipos de clientes, sem que com isso o processo produtivo seja prejudicado. Sob certos aspectos, isto denota um retorno ao tempo dos artesãos, porém substituindo-os por modernas fábricas e equipamentos.

  1. DEFINIÇÃO

A Administração das Produções e Operações diz respeito ao campo da gestão que define estrategicamente a tomada de decisões ligadas a função produção, no caso de empresas industriais, ou operações, no caso de empresas de serviços.

No que diz respeito a conceitos e técnicas, a Produção está ligada a funções administrativas clássicas como o planejamento, direção, organização e controle, especificamente aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou prestação de um serviço. Estes conceitos e técnicas se aplicam á tomada de decisão, no que tange os recursos produtivos e as formas de utilizá-los visando alcançar melhores resultados.

  1. FUNÇÕES

As funções gerenciais são dispostas de acordo com os objetivos e necessidades de cada empresa. Em se tratando de Administração da Produção e Operações a preocupação recai sobre o planejamento, organização, direção e controle das operações produtivas, buscando a harmonia entre as áreas para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

O planejamento é uma etapa essencial e que dá as bases para todas as outras atividades gerenciais pois visa estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para que sejam satisfeitos os objetivos estabelecidos, bem como o momento em que cada ação deve ocorrer. O planejamento envolve também tomadas de decisões e com isso podemos classificá-lo em três níveis, de acordo com a abrangência que possuem na empresa. São eles: o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional.

No nível estratégico, o planejamento e as tomadas de decisão possuem um escopo mais amplo pois envolvem as políticas corporativas da organização, a escolha de linhas de produtos, a localização de novas fábricas ou unidades de atendimento, projeto de processos e outras necessidades que envolvam horizontes de longo prazo e ,com isso, altos graus de riscos e incertezas. O nível estratégico está relacionado á cúpula da empresa.

O nível tático possui um escopo menor que o estratégico e envolve, basicamente, a alocação e a utilização de recursos. Nas indústrias, o planejamento tático ocorre a nível de fábrica e envolve prazos médios e um moderado grau de riscos e incertezas. Um exemplo a nível tático é o Planejamento Agregado, que é um processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de tempo em geral de 6 a 12 meses.

No nível operacional está ligado ás operações produtivas e envolvem curtos horizontes de tempo com riscos pequenos. Como exemplo temos as tarefas rotineiras como a alocação de carga aos departamentos produtivos, programação da produção e controle de estoques.

Podemos também classificar as funções considerando o papel que as mesmas desempenham em relação ao processo produtivo. As funções podem ser ligadas ao projeto do sistema de produção; à operação do sistema de produção e ao controle do sistema de produção. Podemos também, relacionar a natureza das funções a temas da Administração da Produção e Operações. Vide quadro a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (193.8 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com