TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de administração financeira

Por:   •  16/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.759 Palavras (24 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 24

Faculdade Alfredo Nasser

Aparecida de Goiânia: 20 de março de 2015

Aluna: Lorranny Ketly da Paz Oliveira

Professor: Inimá

Turma: AN5

Aspectos basicos do mercado financeiro ( EXERCICIOS)

1-Defina:

a) Sistema financeiro:

O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país.

b) Banco comercial:

Os bancos comerciais são intermediários financeiros cujas principais actividades consistem em aceitar depósitos mobilizáveis por cheque e outros meios de pagamento e em conceder empréstimos.

c) Bancos múltiplos

Operam simultaneamente com pelo menos duas destas funções: banco comercial, de investimentos, credito imobiliário, leasing e desenvolvimento.

d) Bolsa de valores:

A bolsa de valores e uma instituição onde se encontram demanda de oferta de valores a serem negociados através das corretoras de bolsa. As bolsas de valores oferecem a venda ou negociações de ações, bônus, obrigações e certificados de inversões e demais produtos similares.

e) Bancos de desenvolvimento:

Possuem como mercado principal os agentes produtivos,( programas de financiamento e aquele que financia, normalmente a uma taxa de juros inferior a do mercado, projetos cuja finalidade e promover o desenvolvimento econômico de uma determinada região ou grupos de países.

f) Mercado financeiro:

O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas ou empresas que tem dinheiro e as pessoas que precisam de dinheiro. E o mercado voltado para a transferências de recursos entre os agentes econômicos.

g) Poupança:

Os recursos necessários para uma aplicação provem da parcela não consumida da renda, a qual se da o nome de poupança.

h) Investimento:

Investimento e a aplicação de algum tipo de recurso ( dinheiro ou títulos) com expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação, juros ou lucros em geral.

i) Mercado de capitais:

Sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

2- Por que investir?

Investir e empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ou outra forma de remuneração ou correção. A medida que cresce o nível de poupança maior e a disponibilidade para investir.

3- apresente e discorra sobre os tipos de investimentos.

Renda fixa pré- fixada, renda fixa pós- fixada, renda variável, formação de preços nos mercados de renda fixa e renda variável.

Principais tipos de investimentos são: fundos de investimentos, caderneta de poupança, CDB e RDB , títulos públicos, clubes de investimentos, debêntures, ações, derivativos.

Renda fixa e um tipo de investimento e qualificado como investimento em renda fixa quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate.

Renda fixa pós fixada quando apenas a forma do calculo de sua taxa de remuneração e definida no momento da aplicação.

Renda variável- e um tipo de investimento e qualificado como investimento em renda variável quando não se conhece a sua taxa de rentabilidade e nem seu prazo de resgate.

As diferenças entre os títulos de renda fixa e os renda variável estão diretamente ligadas ao processo de formação de preços em seus respectivos mercados.

4 – Defina Política Fiscal e apresente os instrumentos utilizados pelo Governo em sua aplicação:

R: a política fiscal refere-se a administração das receitas e despesas do governo federal estadual e municipal. A política fiscal trata o montante de recursos que o governo federal disponibilizara para os gastos diversos como: pagamentos de funcionários , despesas com previdência social, saúde, obras, projetos sociais e etc. Os instrumentos utilizados pelo governo referem-se as despesas e receitas dos governos, do lado das despesas podemos dividi-las em consumo do governo , investimentos e nos subsídios e transferências.

Receitas dos governo: tributo indiretos e tributos diretos

5- Qual e a função principal do mercado financeiro e por que e importante que ele seja eficiente?

R: a função do mercado financeiro e colocar em contato as unidades econômicas ( família, empresas e governo no que compõem as sociedades) entre si. Pois e necessário essa interação para que exista a formação previa ou simultânea de poupança que será transformado em investimento.

6-O que significa o termo spread no processo de intermediação financeira?

R: O termo spread designa a diferença entre os preços das vendas e de compra de um determinado activo ou instrumento financeiro. As instituições financeiras podem participar do mercado por meio de intermediação financeira ou não. Por sua vez destacam que normalmente países em desenvolvimento como o Brasil tendem a apresentar altas taxas de spread na intermediação financeira.

7-O que representa o Sistema Financeiro?

R: E formado por instituições que compõem o sistema monetário que e representado pelo Banco Central Comerciais ( oficiais e privados) e por sua capacidade de criar moeda, onde se trabalham em sistemas de reservas fracionárias, mantendo em caixa apenas uma parte dos depósitos que recebem do público.

8- Sabe –se que o sistema financeiro nacional divide –se em dois subsistemas: o normativo e o de intermediação. Como são compostos e para que servem os subsistemas?

O SFN está dividido em dois grandes subsistemas: o normativo e o de intermediação.

Subsistema normativo: o sistema normativo regulamenta e fiscaliza o mercado financeiro. Fazem parte desse sistema:

CMV-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com