Exercícios de Ética
Por: Laís Tomé • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 213 Visualizações
1. Sintetize as ideias centrais da ética nos seguintes sistemas filosóficos: Subjetivismo (Durkheim), Pragmatismo (Stuart Mill) e em Emanuel Kant.
Stuart Mill, assim como outros sociólogos utilitaristas, acredita que as intenções das ações das pessoas não importam, o que é tido em conta seria os produtos dessa ação, sua consequência. O utilitarismo visa a maior felicidade global, ou seja, os princípios da ação não importam, o que é visado é a felicidade de o maior número de pessoas afetadas pela ação. Uma opção ética é tida como melhor do que a outra se ela obter melhor resultado do que a outra. A teoria de Kant, ao contrário da de Mill, visa a ação, a intenção do praticante. Ele defende que o homem rege ele próprio sua conduta, ele possui seus deveres morais criados por ele e age conforme os mesmos. A teoria Kantiana não apresenta um fim que deve ser alcançado e muito menos o que deveria ser feito, ela apenas defende a ação do homem de acordo com sua lei moral, lei essa totalmente baseada na razão de cada indivíduo. Durkheim também, defende a ação, e possui influência de Kant em outros aspectos, no entanto ele se difere por possuir uma outra visão sobre as leis morais que regem o ser humano. Enquanto Kant acredita que essas leis são feitas por cada indivíduo e são internas como a razão de cada um, a ética de Durkheim defende que essas leis emergem da consciência coletiva, da sociedade. Ele acredita que as leis morais são criadas a partir do momento que a sociedade é criada.
2. O que é ethos profissional?
É a ética profissional, ou seja, um conjunto de valores e normas éticas que irão formar a consciência do profissional. Dessa forma, o profissional deve cumprir com todas as atividades, observando os princípios determinados por seu grupo de trabalho e, até, pela própria sociedade.
3. O que significa falar do valor e da função sociais da profissão?
A Função Social é um dos princípios que objetiva evitar os abusos individuais e promover a coletivização. O trabalho constitui uma função social na medida que realiza quem o faz e atende satisfatoriamente o destinatário dos serviços. A natureza da atividade profissional está vinculada à necessidade social. Os profissionais prestam serviços em função da demanda. Por isso, surgem cada vez mais profissões especializadas, com relevante utilidade e bem-estar social.
As normas e princípios de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional. No entanto, há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto. É aquele profissional que faz a coisa certa.
4. Explique os quatro princípios básicos da ética profissional e como se relacionam entre si: beneficência, autonomia, justiça e não-maleficência.
Beneficência significa “fazer o bem” a outras pessoas. Alguns autores entendem que o princípio da não-maleficência é um elemento da Beneficência, uma vez que este propõe a obrigação de não infligir dano intencional, ou seja, deixar de causar um mal intencional a uma pessoa e, dessa maneira, já está fazendo o bem a este indivíduo.
O Princípio da autonomia significa dizer que o indivíduo tem o direito de fazer suas escolhas pessoais e que devem ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.
Por fim, o princípio da justiça é a obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido.
Tais princípios não estão sujeitos a qualquer hierarquia, assim, se houver um conflito entre eles, deve ser analisada a melhor forma que um poderá ser predominante.
5. Como as relações entre os profissionais na ambiência do trabalho podem se dar de forma ética?
A boa relação entres os profissionais no ambiente de trabalho se dá de forma ética, uma vez que ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo.
6. O que é responsabilidade social?
Responsabilidade social é um ato voluntário das empresas ao adotarem posturas, comportamentos e ações
...